A cidade

A cidade de Alfredo Chaves está situada às margens do Rio Benevente, a 81 quilômetros da capital do Estado (Vitória). Possui as coordenadas: Latitude Sul 20º 38 40” e Longitude W Gr 40º 41’50”. O município pertence à Região Sul do Estado do Espírito Santo, e limita-se: ao norte com Marechal Floriano e Domingos Martins, ao sul com Iconha e Rio Novo do Sul, a leste com Anchieta e Guarapari, a oeste com Vargem Alta.

História e Cultura

A história do município de Alfredo Chaves teve início com a colonização dos portugueses, no século XIX, quando Dom Pedro II doou ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra. Essa área foi dividida em cinco partes chamadas Sesmarias: do norte, do sul, do leste, do oeste e Quatinga. Na região, em 1877, chegam os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Do local, eles sobem o Rio Benevente em canoas até a sesmaria Quatinga, onde fundam o povoado Alto Benevente. Alguns desses europeus, com medo das enchentes e do ataque dos índios, continuam a subir o rio para se instalarem em uma área mais elevada, batizada de Vila de Todos os Santos.

 

O distrito de Alfredo Chaves é emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente, atual Anchieta. O crescimento econômico da região é impulsionado pelos imigrantes italianos. O progresso chega e o desenvolvimento leva à formação do primeiro centro comercial, onde famílias compram e vendem mercadorias. Na economia, a partir da década de 60, com a crise do café, os agricultores começam a trabalhar com a banana, um produto que se adapta facilmente ao clima e ao solo de Alfredo Chaves. Com o sucesso da bananicultura e da pecuária leiteira na região, passa a ser organizada a tradicional Festa da Banana e do Leite do Município.

Como Chegar

A 81 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101 e BR-262

Contatos

semtuc.alfredochaves@live.com / secompmac@gmail.com

(27) 3269-2735/2736

Ecoturismo Aventura

Cachoeira Engenheiro Reeve Estação Ferroviária de Matilde Túnel Encantado de Matilde

Localizada no município de Alfredo Chaves, a Cachoeira de Matilde é uma das mais conhecidas quedas d’água do Estado. Com beleza rara, o atrativo fica a 26 km da sede e é muito utilizado por aqueles que são adeptos de esportes radicais, como o canyon. A cachoeira é composta por diversas quedas, sendo a última com 70 metros. Ponto certo para tirar belas fotos. A Estação Ferroviária de Matilde (Antiga Estação Engenheiro Reev) foi erguida no início do século XX. Esse patrimônio cultural foi restaurado em 2010 e passou a funcionar como um Centro Cultural, histórico e turístico do município. O Túnel Encantado de Matilde é uma galeria de águas e foi construído em 1909, sob os trilhos da Estrada de Ferro. O seu objetivo era desviar o Rio Benevente da ferrovia, possibilitando a passagem dos trens. O Túnel Encantado de Matilde dista 1.500 m da Estação Ferroviária de Mathilde, para quem vem acompanhando os trilhos.

ENDEREÇO

Distrito de Matilde - Alfredo Chaves ES

HORÁRIO

06h as 18h

TELEFONE

(27) 3269-2735/2736

SITE

www.alfredochaves.es.gov.br

EMAIL

semtuc.alfredochaves@live.com

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Cachoeira Vovó Lúcia

Localizada no Distrito de Ibitiruí, localizada a 16 km da sede do município, a Cachoeira Vovó Lucia encanta pelas quedas d'água. Na primeira queda o turista pode desfrutar de suas águas e serviço de bar.

ENDEREÇO

Distrito de Ibitirui - Alfredo Chaves ES

HORÁRIO

sem definir

TELEFONE

(27) 3269-2735/2736

SITE

WWW.ALFREDOCHAVES.ES.GOV.BR

EMAIL

secompmac@gmail.com; semtuc.alfreochaves@live.com

Rampa Natural de Voo Livre de Cachoeira Alta

Local: Rampa de Cachoeira Alta - Alfredo Chaves - ES Altitude: 450 metros Desnível: 450 metros Quadrante: S|SE|E WayPoint: S 20º 40 325” W 040º 46 830” Acesso: 85 km de Vitória e 12 km de Alfredo Chaves. Desça a serra em direção à Vitória, pegue a BR 101, sentido Rio de Janeiro, passe a entrada de Guarapari e entre após 25 km para Alfredo Chaves. A rampa está na localidade de Cachoeira Alta, que fica cerca de 3 km antes de Alfredo Chaves. Pegue estrada de terra à esquerda, seguindo a sinalização existente para chegar à rampa. Decolagem: Boa, em área gramada. Decolagens simultâneas. Pouso: Pouso oficial ao lado do Bar do Alexandre e na baixada. Cuidado com áreas alagadas que porventura existirão. É possível pousar na rampa. Melhor Época: O ano inteiro.

ENDEREÇO

Comunidade de Cachoeira Alta - Alfredo Chaves ES
Cep 29240-000

HORÁRIO

não definido

TELEFONE

(27) 3269-2735/2736

SITE

www.alfredochaves.es.gov.br

EMAIL

semtuc.alfredochaves@live.com; secompmac@gmail.com

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR/ES
Rua Inácio Higino, 1050/9° andar   •   Centro Empresarial Praia da Costa   -   Torre Leste
Praia da Costa, Vila Velha, Brasil. - CNPJ: 08.750.791/0001-89
CEP 29101-435   •   Tel (27) 3636-8026