A cidade

Localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória, Cariacica possui 381.802 habitantes, segundo estimativa do IBGE. A área urbana concentra cerca de 96% da população e possui atrativos que têm feito Cariacica se sobressair, como os estádios Arena Sicoob Unimed e Kléber Andrade. Únicos do Estado a receber seleções para treinamento durante a Copa do Mundo 2014, foram preparados nos padrões Fifa para os jogadores de Austrália e Camarões.

 

Outro momento ímpar foi a realização do show do ex-Beatle Paul McCartney, para 34 mil pessoas no Kléber Andrade, confirmando a capacidade da cidade em receber eventos de grande porte. Sua proximidade com a capital, cidades litorâneas e seu fervoroso comércio muitas vezes ofuscam suas belezas naturais, que são diversas. A área rural do município corresponde a 56% do território total e o agroturismo é a principal atividade turística. O relevo e diversidades de fauna e flora proporcionam atrativos naturais variados. O município abriga a Reserva Biológica Estadual de Duas Bocas, o Parque Natural Municipal do Monte Mochuara, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal dos Manguezais de Cariacica e o Parque Natural Municipal Manguezais do Itanguá.

 

Cariacica está inserido na Rota Caminhos do Imigrante e Rota Imperial. O município possui ainda os circuitos “Monte Mochuara” e “Terras Altas”, que contam com pousadas, produtos caseiros da agricultura familiar e artesanato etc. O visitante pode desfrutar de belíssimos mirantes nas montanhas, chácaras, sítios arqueológicos e trilhas em área de Mata Atlântica, quedas d’águas, patrimônio histórico e ambiental. O artesanato feito com fibra de bananeira também pode ser encontrado nas lojas da região. Produtos de apiários, cachaças, licores, doces, bombons e biscoitos caseiros são outras delícias que o turista pode degustar e levar para a casa.

História e Cultura

Cariacica reflete a miscigenação brasileira e sua formação agrega povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”. Embora o município de Cariacica tenha sido criado pelo Decreto nº 57, em 25 de novembro de 1890, apenas na década de 40 do século passado sua população observou aumento considerável. A característica rural do município também começou a ser alterada nessa mesma época, até se tornar um município urbano. A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável.

 

O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 96% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural. Uma das mais importantes manifestações folclóricas é o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água. De acordo com a cultura popular, a tradicional festa surgiu a partir das procissões locais que eram feitas em Cariacica em homenagem a Nossa Senhora da Penha. Diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, os moradores decidiram homenagear a santa saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo. Com o passar dos anos, a festa cristã organizada pelos brancos misturou-se às raízes negras e indígenas, dando origem ao Carnaval. Hoje é uma das festas mais singulares do folclore capixaba. As máscaras eram usadas pelos antigos escravos (Roda d’Água era área de quilombo), que queriam participar da festa, mas não podiam ser reconhecidos. Com o passar do tempo, o uso das máscaras passou a ser uma brincadeira. Os moradores da região que hoje participam da festa somente retiram a máscara ao final da celebração revelando sua identidade. João Bananeira é o mascarado mais popular e característico, sendo fundamental para caracterizar a diferença e a originalidade das bandas de congo locais.

Como Chegar

A 15 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101, BR-262, Rodovia ES-080

Contatos

turismo@cariacica.es.gov.br

(27) 3354-5106

Cultural Gastronômico Religioso

Arte & Café - Centro Público de Comercialização da Economia Solidária

O Arte e Café é o primeiro Centro público municipal de economia solidária no Espírito Santo e o único em funcionamento. Em exposição, estão os produtos da palha e do fruto da bananeira, artesanato de conchas, bordados em tecidos, materiais de limpeza e tijolos ecológicos. Tudo isso, com um diferencial: os clientes e produtores podem se sentar para apreciar uma boa xícara de café enquanto conversam. O Arte e Café reúne todo o conhecimento, vivência e habilidade dos cariaciquenses que fazem do seu dia a dia a experiência da economia solidária. O local, além de comercializar os produtos da economia solidária -- utilizada como estratégia de superaçao à extrema pobreza --, oferece diversas outras experiências para quem o frequenta. Serviços do Arte e Café: Espaço pedagógico para comercialização de produtos: artesanato, trabalhos manuais, alimentação e produção de cultura. Troca de saber: o Arte e Café terá um espaço reservado para a realização de oficinas, reuniões e atividades, com objetivo de desenvolvimento e promoção da economia solidária. O espaço funcionará como o embrião para comercialização desses produtos. Balcão de negócios: alguns produtos que não serão expostos, como os blocos para construção civil, também poderão ser negociados por meio de um agente que trabalhará em contato com empresas para venda no atacado (será implantado posteriormente). Espaço da cultura: o espaço está disponível para realização de eventos culturais de pequeno porte, como lançamentos de livros, exposição de fotos e outras obras de arte, que servirão para promover laços entre a economia solidária e a cultura do município. Reuniões da economia solidária: o espaço servirá de local para os encontros da Rede Cariaciquense de Economia Solidária (RedeSol), que hoje é o fórum municipal para o assunto, além de reuniões do Conselho Gestor e do Conselho Municipal. Outros entes e setores ligados a este setor econômico serão contemplados.

ENDEREÇO

Rua Manoel Joaquim dos Santos, s/n, Itacibá

HORÁRIO

Segunda a sábado, das 8h às 18h.

TELEFONE

(27) 3354-5251

SITE

http://www.cariacica.es.gov.br/turismo/pontos-turisticos/arte-e-cafe-centro-publico-de-economia-solidaria/

EMAIL

economiasolidaria@cariacica.es.gov.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Casa Sol

Construída com tijolos ecológicos, a Casa Sol abriga a Associação Costumes Artes. No local, encontra-se produção e comercialização de artesanato em fibra de bananeira, papel reciclado e customização de tecido. Além disso, na Casa Sol funciona o Banco Sol de Desenvolvimento Local, o Fundo Rotativo Solidário e um Telecentro para a inclusão da comunidade.

HORÁRIO

Rua Santa Mônica, nº7, Vista Dourada.

TELEFONE

De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados com agendamento.

SITE

(27) 3396-9115

EMAIL

contato@costumesartes.com.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Centro de Memória Águia Branca

O Centro de Memória do Grupo Águia Branca (CDM) nasceu com a proposta de se tornar um espaço de preservação do acervo histórico do Grupo Águia Branca (GAB), como um ambiente de relacionamento do grupo para com seus públicos estratégicos. A inauguração do CDM aconteceu em 10 de agosto de 2006 e, ao longo desses anos, ele vem atendendo aos principais objetivos: difundir conhecimento sobre o Grupo Águia Branca; contribuir para a formação dos jovens e adultos a partir do atendimento de visitas escolares e técnicas; ampliar o relacionamento entre o GAB e a comunidade local; e fortalecer a imagem positiva da empresa. Por meio do conceito de show-room institucional, o Centro de Memória do Grupo Águia Branca foi idealizado com painéis, maquetes e vídeos que apresentam toda a corporação, suas empresas, a evolução dos negócios e a história empreendedora da Família Chieppe. O seu acervo é composto por mais de 14 mil documentos impressos e 35 mil imagens digitais.

ENDEREÇO

Rodovia BR 262, Km 05, Campo Grande, Cariacica - ES

HORÁRIO

De segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, mediante agendamento prévio.

TELEFONE

(27) 2125 – 1132

SITE

www.gab.com.br/centro-de-memoria

EMAIL

hiatha@aguiabranca.com.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Igreja de São João Batista (Primeira Igreja do Município)

A primeira igreja construída em Cariacica está localizada na praça central da sede do município. A paróquia foi inaugurada oficialmente em 16 de dezembro de 1837, sem igreja e sem padre, como “Freguesia de São João Batista”. Para erguê-la, valeu-se o povo do seu próprio esforço, sob a orientação valiosa e indispensável do padre italiano Frei Ubaldo Civitela di Trento que, organizava procissões com características muito interessantes. Cada devoto carregava uma pedra, que juntas formaram a estrutura dessa majestosa construção secular. Esse momento ficou conhecido pelos populares como “Procissão das Pedras”. A inauguração da igreja data de 1851, porém ainda sem a torre que foi adicionada na comemoração do Centenário da Igreja. A igreja, juntamente com a Praça Marechal Deodoro da Fonseca (primeira praça de Cariacica) e o primeiro prédio onde funcionou a sede da Prefeitura e a Câmara do município, simbolizam alguns dos patrimônios históricos de Cariacica e formam o Trio Histórico, ponto de partida dos Circuitos Turísticos. A Praça Marechal Deodoro foi definida e construída em 1892, dois anos após a emancipação do município. Hoje é uma das praças mais belas e tem a característica de ser mantida e cuidada por uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade local. Nessa praça, em 1896, foi instalado o primeiro chafariz da cidade, trazendo água para mais perto das residências que ali se fixaram. Hoje é um excelente local para passeios e encontros das famílias do lugar.

ENDEREÇO

Rua Marechal Deodoro, s/n, Centro – Cariacica – ES

HORÁRIO

Durante todo o ano, com missa nos finais de semana, sem visitas guiadas, sem ingresso e sem autorização prévia.

TELEFONE

(27) 3254-1533

EMAIL

paroquia.sjbatista@ig.com.br / turismo@cariacica.es.gov.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Museu da Polícia Militar do Espírito Santo

Fardas, capacetes, armamentos, medalhas e mobiliário são alguns materiais utilizados em diferentes épocas e por homens que ajudaram a construir a história de 175 anos da Polícia Militar do Espírito Santo. Uma trajetória que o tempo não apaga e que a corporação preserva em um único espaço: o Museu da Polícia Militar, localizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM, em Santana, Cariacica e que já está aberto à visitação. Seguindo a estrutura física do primeiro Quartel da Polícia Militar, o Quartel do Moscoso, que se localizava no Parque Moscoso, em Vitória, o museu traz em seu acervo aproximadamente 600 objetos e 960 fotografias. São diversos tipos de uniformes utilizados em várias épocas, todas as coberturas - como capacetes, quepes, boinas e gorros - máquinas, quadros, fotografias, bustos esculpidos em gesso, estatuetas, antigos instrumentos da Banda da PM, rádios comunicadores, equipamentos da tropa de choque e armas. Também podem ser encontrados no local elementos que retratam, até mesmo, lembranças sentimentais para alguns policiais, como veículos utilizados pela PM: um Jeep de 1966 e um ônibus Mercedes Benz, carinhosamente apelidado de “Fofão”, que transportava os policiais para os locais de patrulhamentos.

ENDEREÇO

Rodovia José Sete, Santana, Cariacica - ES

HORÁRIO

De segunda à sexta-feira, das 9 às 17h mediante agendamento prévio.

TELEFONE

(27) 3636-2957

SITE

www.pm.es.gov.br/comunidade/museu.aspx

EMAIL

cfa@pm.es.gov.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara

Fundado em 2 de fevereiro de 1940, originalmente tratava-se apenas de uma choupana, com assentos rústicos. O Templo tem o formato de uma grande cruz, com cantos arredondados, três cúpulas, todo edificado em tijolos, inclusive as cúpulas, que são de tijolos em pé. Na sua cúpula central, há uma imponente estátua do índio Tabajara, que com seus braços abertos homenageia o Monte Mochuara, símbolo do município de Cariacica.

ENDEREÇO

Rodovia Gov. José Sette, S/N, Tabajara, Cariacica – ES CEP: 29154-580

HORÁRIO

Atendimentos gratuito, realizados nas segundas, quartas e sextas às 20h, aos sábados às 19h e aos domingos às 8h30min. Visitas fora dos horários dos cultos ou atendimentos somente com agendamento.

TELEFONE

(27) 998458770 / (27) 32260893 – Luiz Labuto

SITE

www.fraternidadetabajara.org.br

EMAIL

luizlaugusto@yahoo.com.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Santuário do Bom Pastor – Paróquia de Campo Grande

Em março de 2010, foram iniciadas as obras para edificação do Santuário do Bom Pastor na paróquia, em Campo Grande, Cariacica, prevendo capacidade para mais de 2 mil pessoas sentadas, ambiente climatizado com isolamento térmico e acústico, teto em formato de rampa a 30 metros do chão, equivalente a um prédio de 10 andares e favorecendo a circulação do ar. Também há previsão de uma área de estacionamento (subterrâneo). Com aproximadamente 4.000 m², sua área total construída passará dos 10.000m². A estrutura do Santuário ainda contará com banheiros públicos para uso da população, galeria de lojas com praça de alimentação e conveniência, além de cerimonial para mais de 600 pessoas.

ENDEREÇO

Rua. Dom Luiz Scortegagna, SN, Campo Grande, Cariacica

HORÁRIO

Todos os dias de 6h40 às 20h.

TELEFONE

(27) 3343 6588

SITE

http://www.santuariodobompastor.com.br/novo/

EMAIL

paroquiacg@bol.com.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR/ES
Rua Inácio Higino, 1050/9° andar   •   Centro Empresarial Praia da Costa   -   Torre Leste
Praia da Costa, Vila Velha, Brasil. - CNPJ: 08.750.791/0001-89
CEP 29101-435   •   Tel (27) 3636-8026