A cidade

A cidade de Castelo está localizada no sul do Espírito Santo. Cercada de montanhas e cachoeiras, tem clima ameno, que varia entre 23ºC e 5ºC no inverno. Sua população é formada em sua maioria por descendentes de italianos. Estrela do Norte, Limoeiro, Montepio, Patrimônio do Ouro, Pontões.
Principais atividades turísticas: agroturismo, turismo religioso, turismo histórico e cultural, turismo pedagógico e turismo de aventura.

 

História e Cultura

O nome da cidade tem sua origem relacionada aos primeiros aventureiros em busca do ouro. As fontes históricas relatam que o nome surgiu quando um dos exploradores deparou-se com montanhas semelhantes a um castelo de estilo feudal. Para reforçar, a serra ao lado desta formação tinha o aspecto de muralhas no entorno de um castelo. Essa formação rochosa é conhecida atualmente como Pico do Forno Grande. Os primeiros registros da presença europeia em nossas terras datam do inicio do século XVII, com a criação, pelos jesuítas, de um complexo de cinco missões denominadas “Missões de Montes Castello”.

 

Junto com os missionários também vieram os exploradores portugueses em busca do enriquecimento proporcionado pela exploração do ouro. A ausência de mulheres brancas provocou a miscigenação entre os nativos e mineradores, gerando assim, como na maior parte das cidades brasileiras, uma população formada por um mosaico de etnias. A região foi inicialmente povoada pelo colonizador português que, além de se misturar com o nativo, também foi o responsável pela introdução do africano. A participação do imigrante italiano, no final do século XIX, foi primordial para a definição das feições da população castelense. A data de emancipação município é 25/12/1928 e seu primeiro prefeito foi Américo Viveiro Costa Lima.

Como Chegar

A 142 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela Rodovias ES-166, ES-379, ES-491 e BR-482

Contatos

turismocultura@castelo.es.gov.br

(28) 3542 6300 / 28 3542 8532 . Atendimento de segunda a sexta das 07h as 16h.

Cultural Gastronômico Religioso

Biblioteca Pública Municipal Ciro Vieira da Cunha - Castelinho

Conhecida como Castelinho, a Biblioteca Pública Municipal "Ciro Vieira da Cunha" foi inaugurada no dia 25 de julho de 1982. Disponibiliza à população um vasto acervo bibliográfico, composto por obras dos mais variados gêneros literários.

ENDEREÇO

Avenida Nossa Senhora da Penha, Centro, Castelo

HORÁRIO

De segunda à sexta-feira, de 07 às 13h

TELEFONE

(28) 3542-6241

EMAIL

turismocultura@castelo.es.gov.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Casarão da Fazenda do Centro

Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, o Casarão da Fazenda do Centro prioriza a realização de atividades educativas, culturais, turísticas e religiosas. Seu conjunto arquitetônico engloba uma área de 1.800 m². Marco histórico da colonização de Castelo pelos desbravadores portugueses, escravizados negros e imigrantes italianos, o grandioso casarão reflete a imponência dos áureos tempos do café. Fundada em 1845, teve como primeiro proprietário Antônio Vieira Machado da Cunha. O nome “Centro” foi por causa da posição geográfica, que fazia dela um ponto de encontro obrigatório dos demais fazendeiros da região para as festas religiosas e comemorações. Com a extinção do trabalho escravo, no ano de 1888, a fazenda entrou em declínio e ficou praticamente abandonada, sendo pouco tempo depois adquirida pela Ordem Religiosa Agostiniana. Na história da Fazenda do Centro destaca-se a figura do frade agostiniano Manuel Simón. Em julho de 1909, ele, em companhia de um grupo de imigrantes italianos, visitou a propriedade e encantou-se pela beleza e fertilidade da região. O negócio foi no dia 24 de dezembro do mesmo ano. No ano seguinte, 1910, a fazenda foi dividida em lotes de 10 alqueires e a ocupação pelos imigrantes italianos começou. Estima-se que mais de 300 famílias chegaram à região. Foi com o trabalho do imigrante que fazenda tornou-se o mais importante centro econômico e social da região, produzindo café, cana-de-açúcar e milho. No período de 1952 à 1989, exceto entre os anos de 1973 a 1983, o Casarão funcionou como Seminário para a formação de jovens religiosos.

ENDEREÇO

Localizada a 8 km do Centro de Castelo e a 2 km da ES-166, na Comunidade de Fazenda do Centro, Zona Rural.

HORÁRIO

Visitação: terça-feira à domingo – 09:00h às 16:00h

TELEFONE

(28) 3542-0394 / (28) 99912-0047

SITE

https://www.facebook.com/frei.freimanuelsimon?fref=ts

EMAIL

turismocultura@castelo.es.gov.br

Cruzeiro das Missões em Castelo

Erguido em 2014 para marcar o tempo das missões do município de Castelo. Envolveu toda a comunidade local e foi construído uma cruz com design moderno e arrojado. Pode ser avistado de vários pontos de Castelo. O local se destaca pela peregrinação dos visitantes e já é considerado mais um grande atrativo do turismo religioso do município. Está localizado no morro do Niterói, com altitude de 315 metros, próximo ao Centro, de onde se pode ter uma belíssima vista da cidade, com destaque para o pôr do sol. O acesso é feito via trilha de média dificuldade.

ENDEREÇO

Morro do Bairro Niterói.

HORÁRIO

Todos os dias, aberto ao público

TELEFONE

(28) 3542 1144

SITE

https://www.facebook.com/pages/Cruzeiro-De-Castelo/309345892608662?fref=ts

EMAIL

rochasagrada@gmail.com

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Gruta do Limoeiro

Patrimônio histórico estadual, a gruta é a mais importante área de estudos sobre a pré historia do Espírito Santo. Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atràs. Também possui características geológicas diferentes das maiorias das grutas. A sua importância é devido à particularidade relacionada à formação dos espeleotemas. Em seu interior é possível encontrar diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são: cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos. Localidade: Limoeiro Distância da sede: 15km

ENDEREÇO

Rodovia Pedro Cola Km 23 - Distrito de Limoeiro - Castelo/ES

HORÁRIO

Visitação: terça-feira à domingo – 09:00h às 16:00h - Coordenadas Geográficas: 273.481/ 7.733.421

TELEFONE

Informações e agendamento: (28) 99986-1542

SITE

https://www.facebook.com/gruta.limoeiro?fref=ts

EMAIL

turismocultura@castelo.es.gov.br

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Localizada no centro da cidade, a monumental igreja revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus. Seus belos vitrais chamam a atenção pela riqueza de detalhes. Lugar de oração, é destino certo de todos que procuram paz espiritual.

ENDEREÇO

Avenida Nossa Senhora da Penha, Centro, Castelo-ES.

HORÁRIO

De domingo à domingo (exceto quintas-feiras), de 07h às 20h.

TELEFONE

Informações: (28) 3542-1144

EMAIL

rochasagrada@gmail.com / turismocultura@castelo.es.gov.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Santuário de Aracuí

O santuário erguido em homenagem a Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo é um local único de peregrinação e fé, encontro com Deus e consigo mesmo. O local recebe mais de três mil visitantes por mês, mas a data de maior movimento é o dia 13 de maio. Existem no santuário vários monumentos em mármore, a imagem de Cristo em um tablado de madeira, a imagem da Imaculada e um terço em madeira gigante na árvore onde teria acontecido o milagre da aparição da Virgem Maria.

ENDEREÇO

Rodovia João Domingos Venturim Filho, bairro Aracuí, Castelo.

HORÁRIO

De domingo à domingo, de 08h às 17h.

TELEFONE

Informações: (28) 3542 0019

EMAIL

turismocultura@castelo.es.gov.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Santuário Nossa Senhora Aparecida

Localizado próximo ao centro da cidade e fundado ha décadas, o santuário está bem próximo do Cemitério Municipal. Os romeiros vão ao encontro de um ambiente que reúne ingredientes como paz, tranquilidade e espiritualidade. Em 12 de outubro, dia da santa, é realizada uma procissão até santuário. No centro do santuário, cercada de água, está suspensa a imagem da Padroeira do Brasil, erguida em um barco estilizado. Logo atrás da santa e junto aos azulejos, está uma imensa pintura da épica pescaria que há séculos resultou no achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Possui um cruzeiro com área para ascender velas.

ENDEREÇO

Bairro Nossa Senhora Aparecida - Castelo - ES - CEP: 29.360-000

HORÁRIO

Aberto ao público todos os dias, das 8:00 às 17:00

TELEFONE

(28) 3542-1144

EMAIL

rochasagrada@gmail.com

Ecoturismo Aventura

Cachoeira do Pedregulho "Furlan"

Situado a 21 km da sede do município, além da bela queda d'água, o local conta com serviços de lanchonete, restaurante rural, área de camping e rapel. Localizada na propriedade da família Furlan, é muito conhecida pelos praticantes de esportes de aventura, que sempre confraternizam no local após suas atividades. Localidade: Pedregulho Distância da sede: 21 km Informações: (28) 9975 7900

ENDEREÇO

Comunidade de Pedregulho, interior do município. Distância da sede: 21km

HORÁRIO

Todos os dias, com agendamento por telefone.

TELEFONE

(28) 9975 7900

SITE

https://www.facebook.com/furlan.cachoeira?fref=ts

EMAIL

andre.furlan10@hotmail.com

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Parque Estadual do Forno Grande

No parque, a 2.039 metros de altitude está o pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso e o segundo ponto mais alto do Espírito Santo. De um lado, é possível visualizar o Pico da Bandeira e, de outro, o mar e as cidades litorâneas. Reconhecido em toda a região e também pelos desbravadores dessa terra, é comparado a grandes torres de um belo castelo, sendo parada obrigatória para muitas descobertas, recheadas de encantos e sabores. O clima agradável é um convite a caminhar por suas trilhas, que revelam paisagens magníficas e inesquecíveis. Localidade: Forno Grande Distância da sede: 29 km Informações e agendamento: (28) 99992 6144 - pefg.iema@gmail.com Coordenadas Geográficas: 282.667/ 7.729.955

ENDEREÇO

Localidade: Comunidade de Forno Grande (interior do município de Castelo) - Distância da sede do município: 29km

HORÁRIO

De segunda à sexta-feira, de 08h 17h, com agendamento por telefone.

TELEFONE

(28) 9 9992-6144 / (28) 99964-9494 / IEMA (28) 3542-3257 - Segunda a Sexta-feira

SITE

http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=16704

EMAIL

pefg.iema@gmail.com

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Parque Estadual Mata das Flores

Criado pela Lei Estadual nº 4.617, de janeiro de 1992, esse importante remanescente florestal da Mata Atlântica localizado nas terras quentes do município de Castelo propicia a formação de um corredor ecológico desde suas terras quentes a até as terras mais altas e frias dos Parques Estaduais de Forno Grande e Parque Estadual da Pedra Azul. Podem ser observadas algumas espécies como cedrela, Cássia, bromélias e palmáceas. A fauna é composta por gaviões, tucanos, corujas, pacas, raposas, preguiças, ouriços e macacos-prego. O entorno do parque é de propriedades que cultivam café.

ENDEREÇO

Zona Rural - Sede do escritório do IEMA ( Gestor do Parque Estadual Mata das Flores)
Rua: Palmeiras n:50 - Bairro Bela Vista - Castelo - ES

HORÁRIO

Com Agendamento

TELEFONE

28 - 3542-3257

SITE

http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=16706

EMAIL

pemf.iema@gmail.com

Rampa do Ubá

A rampa em Castelo é considerada uma das melhores rampas de voo livre do mundo, por muitos o "Havaí" do voo livre. Palco de inúmeras competições, principalmente o Mundial, Campeonato Pan-americano e Campeonatos Brasileiros. Atrai durante todo o ano voadores de várias parte do mundo.

ENDEREÇO

Córrego de Ubá - Castelo - ES

HORÁRIO

Com Agendamento

TELEFONE

(28) 99886-2515 (Carlão) (28) 99945-5067 (Minga)

SITE

http://www.termaltour.com.br/ ; https://www.facebook.com/termal.castelo?fref=ts

EMAIL

turismocultura@castelo.es.gov.br

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Agroturismo

Casa do Artesão

O rico artesanato e os sabores da terra se encontram na Casa do Artesão, um espaço aconchegante e de estilo próprio, localizado bem perto do centro da cidade. No local, os turistas encontram as belezas e as delícias produzidas na região, feitas com todo carinho pelas mãos dos artesãos do município. Oferece produtos como embutidos, cachaça, cafés e biscoitos, além do artesanato, com lindos trabalhos feitos, principalmente, com tecidos e fios. Entrada gratuita.

ENDEREÇO

Avenida Nossa Senhora da Penha, n° 1136 (próximo ao Castelão).

HORÁRIO

Segunda a Sexta – 08h às 11h e 12h30min às 17h30min e Sábado - 08h às 12h

TELEFONE

(28) 3310 6509

SITE

https://www.facebook.com/Casa.do.artesao.castelo.es/?fref=ts

EMAIL

casadoartesao.casteloes@hotmail.com

GOOGLE MAPS

Clique para abrir

Vale do Caxixe

Um cenário deslumbrante cercado por montanhas de diversos formatos e tonalidades, com destaque para o Rio Caxixe e a bela Cachoeira do mesmo nome, onde, no passado ocorreu grande exploração do ouro e hoje se destaca a produção dos Cafés Especiais. O Vale do Caxixe abriga propriedades de agroturismo para visitação mediante agendamento, principalmente as torrefadoras de Cafés Especiais que recebem turistas regionais, nacionais e internacionais. Propriedade Café Vale do Caxixe: (28) 99882 4363 Propriedade Café Monte Castelo: (28) 99975 1893 e (28) 99946 0576

ENDEREÇO

Comunidade de Caxixe Quente, interior do Município de Castelo. Distante 20 km da sede do Município.

HORÁRIO

Somente com agendamento nas seguintes propriedades: Propriedade Café Vale do Caxixe: (28) 99882 4363 / Propriedade Café Monte Castelo: (28) 99975 1893 e (28) 99946 0576

TELEFONE

Café Vale do Caxixe: (28) 99882 4363 / Café Monte Castelo: (28) 99975 1893

SITE

https://www.facebook.com/CAF%C3%89-VALE-Do-Caxixe-1374336166136159/?fref=ts

EMAIL

caaltoe@gmail.com

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR/ES
Rua Inácio Higino, 1050/9° andar   •   Centro Empresarial Praia da Costa   -   Torre Leste
Praia da Costa, Vila Velha, Brasil. - CNPJ: 08.750.791/0001-89
CEP 29101-435   •   Tel (27) 3636-8026