A cidade

São Mateus é um dos municípios mais antigos do país. O seu litoral tem uma extensão de 43 quilômetros, somando-se o litoral das ilhas de Guriri e de Campo Grande. As praias da parte urbanizada de Guriri são as mais frequentadas. Barra Nova é um paraíso ecológico, com ambientação bucólica e beleza cênica incomparável. A Praia de Uruçuquara é própria para surfistas. Principais atrativos: Igreja Velha; Igreja Matriz de São Mateus; Catedral de São Mateus;
Igreja de São Benedito; Mosteiro Beneditino da Virgem de Guadalupe; Museu de São Mateus/Casa de Câmara e Cadeia; Museu da Imagem e do Som (MIS); Museu Diocesano de Arte Sacra; Casa da Estrada de Ferro; Marco da Fundação da Vila; Praça do Mirante; Farinheiros – Quitungos; Mercado Municipal; Sítio Histórico do Barão dos Aymorés; Porto de São Mateus; Projeto Tamar e Manguezais.

História e Cultura

Diversas manifestações acontecem durante todo o ano em São Mateus, uma cidade histórica em que a religião, o folclore, a música, a forma de vida e todas as expressões populares trazem a riqueza acumulada nos quase quinhentos anos de sua história. Possui igrejas jesuíticas, casario colonial com construções dos séculos XVIII e XIX e manifestações folclóricas e religiosas com mais de quatro séculos.

Como Chegar

A 219 quilômetros de Vitória. Acesso pela BR-101 e ES-010

 

Contatos

turismo@saomateus.es.gov.br

(27) 3767-8898

Praia

Ilha de Guriri

Com a abertura da nova barra (Barra Nova), ficou criada a Ilha de Guriri, a maior do Estado do Espírito Santo, limitada pelos rios Mariricu e São Mateus e pelo Oceano Atlântico, com 102 km quadrados. A parte Norte da Ilha de Guriri pertence ao município de Conceição da Barra. A parte Sul pertence a São Mateus. Nela, encontramos uma grande área urbana, denominada Guriri, com uma extensão aproximadamente de 8 km de praia, iniciando-se ao Norte. Seguindo em direção ao Sul, encontramos seguintes praias: Praia do Oitizeiro, Praia do Brejo Velho, Praia do Ranchinho e Praia da Gameleira, todas agrestes e com área de restinga. A última na ilha de Guriri é a Praia de Barra Nova.

Com 43 km de praias de água limpas, mornas e sem nenhum tipo de poluição, São Mateus atrai muitos turistas.

A Praia de Guriri é assim chamada por causa da existência de grande quantidade de pequenos coqueiros que os indios chamavam "Guriri", que quer dizer "coco pequeno".

ENDEREÇO

Av. Oceano Atlantico - Bairro Guriri - São Mateus - ES - CEP: 29.945-000

HORÁRIO

Atrativo natural

TELEFONE

(27) 37631088

SITE

www.saomateus.es.gov.br

EMAIL

turismo@saomateus.es.gov.br

Secretaria de Estado do Turismo - SETUR/ES
Rua Inácio Higino, 1050/9° andar   •   Centro Empresarial Praia da Costa   -   Torre Leste
Praia da Costa, Vila Velha, Brasil. - CNPJ: 08.750.791/0001-89
CEP 29101-435   •   Tel (27) 3636-8026