26ª Expoagro de Jerônimo Monteiro

ORGANIZADORPrefeitura Municipal de Jerônimo Monteiro

SITE www.jeronimomonteiro.es.gov.br

EMAILplanejamento@jeronimomonteiro.es.gov.br

A EXPOAGRO DE JERÔNIMO MONTEIRO será realizada entre os dias 05/09 a 08/09/2019, no Parque de Exposições Lourival Lougon Moulin. Jerônimo Monteiro é uma cidade localizada no sul do estado Espírito Santo. Tem uma área de 161,980 km² e uma população de aproximadamente 10.879 segundo dados do IBGE para o ano de 2010. O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH-M é de 0,698. É a primeira cidade, ou seja, a porta de entrada da Região do Caparaó Capixaba para quem vem do litoral sul capixaba ou da Grande Vitória. O município criou “Circuito Turístico da Laranja e do Esporte de Aventura”, destacando vários locais para visitação e prática de esportes. Entre os principais eventos que ocorrem anualmente podemos destacar a Festa de São Sebastião, o Carnaval de rua, o encontro de Folia de Reis que ocorre em maio, o encontro de trilheiros que ocorre em junho, a Expoagro de Jerônimo Monteiro, que ocorre geralmente em setembro, mas que teve a data alterada para este ano, e vários outros de menor vulto.

A festa de Jerônimo Monteiro teve seu início na década de oitenta, sendo realizada geralmente nos meses de maio e setembro, datas comemorativas do município. Sendo idealizada na forma de Expoagro, a festa da cidade foi um meio de promover o turismo e aumentar a exposição midiática do município, contribuindo inclusive para o reconhecimento nacional das suas atividades agrícolas, como a Terra da Laranja.

Inicialmente, a Expoagro teve início na Rua Nestor Ramos, como uma festa pequena envolvendo concurso leiteiro e rodeios, mas com o seu crescimento e popularização, a festa foi transferida para o Parque de Exposições, aumentando seu público e o nível dos eventos disponíveis. A Expoagro de Jerônimo Monteiro foi marcada pela participação de vários Artistas de nível nacional, que contribuíram fortemente para o conhecimento regional da festa. Atualmente a Expoagro é o maior meio de divulgação das qualidades do Município de Jerônimo Monteiro, anualmente marcando a cidade na região como um evento de alto nível de entretenimento.

A edição do ano passado, que contou com o financiamento do Ministério do Turismo, teve como shows principais a cantora Paula Fernandes, a dupla sertaneja Carlos e Jader e o grupo Sambô, além de shows regionais que atraíram grande público. A importância dessa festa pode ser avaliada pelo público de milhares de pessoas que são os munícipes e turistas das mais diversas partes que escolhem o município, pois possui características próprias e representa as manifestações culturais e econômicas do interior capixaba.

A Prefeitura ao abraçar evento cultural, econômico e turístico de tamanha amplitude visa propiciar às comunidades envolvidas, um ambiente propício a preservação da cultura folclórica local e o pleno desenvolvimento do agroturismo e do agronegócio. O evento contará com a presença de artistas de renome regional e também artistas locais, sendo que, a cada ano, são acrescentadas novidades para torná-lo ainda mais atrativo e especial, oferecendo opções de lazer para o público aproveitar cada momento da festa.

O local do evento abrigará uma completa infraestrutura de praça de alimentação, arquibancadas e banheiros químicos, além de postos de atendimento médico e policial. Insta ressaltar que todos os eventos serão gratuitos para a população. Estima-se que durante a realização do evento sejam recebidas cerca de 30.000 pessoas provenientes do município e outras cidades da região e também turistas provenientes de outros estados, o que fortalece o turismo e ajuda a divulgar o município.

O projeto possui como objetivos: – Fomentar o turismo de eventos; – Atrair turistas apreciadores de uma boa música; – Fomentar a rede hoteleira, de alimentos e de bebidas da região; – Gerar empregos temporários para profissionais de diversas áreas; – Potencializar o número de turistas na região e também aumentar a duração das estadias do turista de lazer; – Oferecer aos turistas novas e diferentes opções de lazer e entretenimento; – Divulgar e confirmar o potencial turístico do município e da região como um todo, além de oferecer diversão com segurança. Assim, espera-se: – Desenvolvimento do turismo de lazer, com consequente aumento na demanda de turistas e elevação no consumo de bens e serviços, o que resultará num maior volume de impostos gerados e uma maior oferta de empregos; – Aumento do fluxo turístico, ocorrendo uma potencialização dos negócios gerados através do consumo de diferentes produtos e serviços oferecidos pela cadeia, com consequente desenvolvimento econômico do setor; – Divulgar e promover o Estado do Espírito Santo, destacando o município de Jerônimo Monteiro, assim como suas potencialidades turísticas e sua vocação para realização de eventos. Desta maneira, com o incremento advindo do projeto em questão, pretende-se aumentar e potencializar toda a rede turística local, promovendo o crescimento socioeconômico do município.