Eventos

Imprimir

37ª Festa do Colono

DATA 20/07/2017 - 23/07/2017

CATEGORIA DO EVENTO Artístico, Cultural ou Folclórico

MUNICÍPIOSanta Maria de Jetibá

ENTRADA GRATUITA sim

LOCALPátio de Eventos - Centro

ORGANIZADORSecretaria de Cultura e Turismo

SITE http://www.pmsmj.es.gov.br/port...

TELEFONE(27) 3263-4863

EMAILturismo@pmsmj.es.gov.br

SOBRE O EVENTO

Santa Maria de Jetibá possui hoje a melhor estrutura agrária do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil. Formada originalmente por agricultores familiares, tem uma grande diversidade de produção agrícola sendo caracterizado como o maior produtor de hortifrutigranjeiros capixaba. A marcante atividade agrícola é explicada por seus colonizadores: o povo pomerano, eminentemente agrícola, já na Europa, havia tornado a Província Pomerânia no maior celeiro agrícola de todo o continente. Importante pólo de produção primária, assentado, principalmente, na avicultura, olericultura e cafeicultura, Santa Maria de Jetibá é o maior pólo avícola do Estado e segundo produtor de ovos do país, possuindo um plantel de 4 milhões de aves poedeiras.

A avicultura está sustentada em bases tecnológicas apropriadas e modernas, dirigida por empresários locais, que são responsáveis pela produção de 2,8 mil ovos/dia. Parte da produção avícola vem de pequenos agricultores, organizados em uma cooperativa, que fornece todos os insumos a assistência técnica e orienta a comercialização, dos quais 130 associados avícolas produzem 840 mil ovos/dia. A olericultura representa a atividade mais bem distribuída no município, praticamente alcançando 80% das 3 mil propriedades familiares existentes. A diversificação de culturas é muito grande, destacando-se as produções de chuchu, repolho, cenoura, beterraba, couve-flor, pimentão, vagem, pepino, abobrinha, alface, alho e tomate.

Santa Maria de Jetibá tem uma população de cerca de 39.500 habitantes, com bela paisagem natural e agradável clima de montanha. O município atrai muitos turistas, seja pelo seu clima, paisagem, eventos e festas.

Possui como base econômica a produção de hortifrutigranjeiros, a agropecuária, o comércio e a produção de artesanato, etc,, atividades estas que influenciam nas diversas formas de manifestações culturais, dos quais podemos citar: 11 Grupos de Danças Folcloricas,12 Grupos de Trombonistas (Metais), etc., na gastronomia (Pão de Milho, Bolo Ladrão, Pato com Purê de Aipim, Bolos e Tortas entre outros), no artesanato (bordados, tapeçaria, etc,).

Diante disso, é de extrema relevância um evento dessa natureza, pois projetará o município de Santa Maria de Jetibá no centro das discussões acerca das mais variadas formas de produção.

O evento será realizado entre os dias 20 e 23 de julho do ano em curso, no Pátio de Eventos no centro da Cidade e uma das novidades da festa é a competição de Microtrator.




COMPARTILHE ESTA PÁGINA:
Secretaria de Estado do Turismo - SETUR/ES
Rua Inácio Higino, 1050/9° andar   •   Centro Empresarial Praia da Costa   -   Torre Leste
Praia da Costa, Vila Velha, Brasil. - CNPJ: 08.750.791/0001-89
CEP 29101-435   •   Tel (27) 3636-8026