Conferência Municipal de Turismo

DATA 22/10/2019 - 24/10/2019

CATEGORIA DO EVENTO Científico ou Técnico

MUNICÍPIOCachoeiro de Itapemirim

LOCALBristol Easy Hotel - Cachoeiro: Av. Francisco Lacerda de Águiar, 277 - Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim - ES, 29303-300

ORGANIZADORSecretaria Municipal de Cultura e Turismo

SITE http://www.cachoeiro.es.gov.br

EMAILturismo.semcult@gmail.com

Atualmente a indústria do turismo no Brasil representa 8,1% do PIB com uma contribuição de US$ 125 bilhões para a economia. A receita cambial do turismo no país fechou 2018 com resultado positivo, apresentando incremento de 1,86% nos gastos dos estrangeiros que visitaram o Brasil. De janeiro a dezembro, eles injetaram US$ 5,92 bilhões na economia brasileira, frente aos US$ 5,81 bilhões registrados no mesmo período de 2017. Em relação ao volume de postos de trabalho, esse segmento é responsável por 6,9 milhões de pessoas, o equivalente a 7,5% do número global de vagas no país.

Com médio porte, nossa cidade tem em torno de 210.325 habitantes e é o principal centro econômico do estado, perdendo somente para Vitória, a capital. Possui uma das maiores jazidas de mármore do Brasil, é um centro internacional de rochas ornamentais e é o responsável pelo abastecimento de 80% do mercado brasileiro de mármore. Além do turismo de negócios, o potencial artístico-cultural de Cachoeiro faz a cidade ser destaque no cenário nacional pelo excepcional talento inato dos cachoeirenses. O município, por seus filhos ilustres, ostenta o status de mais importante polo cultural do sul do Estado do Espírito Santo. Nota-se o merecimento do título ao citar nomes como o do cantor Roberto Carlos, o cronista Rubem Braga, o cantor Sérgio Sampaio, o ator e cineasta Jesse Valadão, além de Carlos Imperial, Luz Del Fuego, Raul Sampaio, Newton Braga, Levino Fanzeres, dentre outros.

A Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim trabalha na direção de traçar políticas duradouras para que o município possa aliar a vocação artística com a vocação turística, fortalecendo a cultura, fomentando o desenvolvimento, valorizando a imagem da cidade, proporcionando o acesso ao entretenimento e à cultura de qualidade, movimentando o comércio local e a rede hoteleira, atraindo turistas e, consequentemente, gerando novas oportunidades de emprego e renda para a população.

A Conferência Municipal de Turismo visa construir um plano de metas para o turismo de Cachoeiro nos próximos 10 anos, com ampla participação da sociedade, a construção deste documento surgirá entre quatro grupos de trabalho, eixos de discussão dos diversos setores envolvidos com o segmento, são eles: 1° Educação patrimonial, 2° Turismo rural, esportivo, religioso e ecoturismo, 3º Turismo Urbano e Negócios e 4° Turismo cultural e economia criativa. Os eixos serão discutidos com o trade e os diversos atores do segmento de acordo com envolvimento no eixo, por meio de pesquisas, entrevistas online e in loco. Com as respostas do trade o COMTUR discutirá e validará as metas que serão apresentadas nos dias da conferência.