Eventos

Imprimir

I Encontro de Cultura e Turismo da Região dos Vales e do Café

DATA 08/12/2018 - 08/12/2018

CATEGORIA DO EVENTO Artístico, Cultural ou Folclórico

MUNICÍPIOMimoso do Sul

ENTRADA GRATUITA sim

LOCALSítio Histórico de São Pedro de Alcântara de Itabapoana

ORGANIZADORAcademia Maria Antonieta Tatagiba - Artes - História - Letras

SITE

TELEFONE(28) 99994-1971

EMAILacademiamariaantonietatatagiba@gmail.com

SOBRE O EVENTO

A Região Turística dos Vales e do Café está situada ao Sul do Estado do Espírito Santo, constituída dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Muqui – com acesso facilitado pela BR 101, que a margeia. Seu nome vem da origem comum desses municípios: o Ciclo do Café, que aconteceu do final do Século XIX até meados do Século XX, tempo de grande crescimento econômico. Rica nos registros dessa História, a Região apresenta variedade de atrativos: belíssimos sítios históricos; manifestações culturais folclóricas e eruditas; gastronomia especialíssima e bastante variada; Centros Culturais reverenciando grandes ícones, tais como o Rei da música popular brasileira, Roberto Carlos, e o maior cronista do Brasil, Rubem Braga; artesanato de qualidade e identidade; e uma natureza privilegiada.
O I Encontro de Cultura e Turismo da Região dos Vales e do Café se propõe a reunir, numa amostra, alguns desses atrativos culturais – populares e eruditos, num dia de agradável e rico convívio, em São Pedro de Itabapoana – que além do evento, oferece bucólicas pousadas, restaurantes de comida caseira e típica, bem como, artesanato, antiquários, e todo o Sítio Histórico, para visitação e encantamento; validando o final de semana.
Entre as diversas atrações, damos destaque: Apresentações de Sanfona e Viola, da Escola de Sanfona e Viola de São Pedro de Itabapoana; Apresentações culturais da Academia Maria Antonieta Tatagiba – Artes – História – Letras e convidados (Marcha da Poesia); Grupo do Boi Pintadinho, de Muqui; Camerata da Orquestra Sinfônica do Sul do Espírito Santo (OSSES); apresentação do Cover do Rei – Marquinhos, de Mimoso do Sul; Degustação e venda de cafés de grãos especiais… E muito mais!

 

I Encontro de Cultura e Turismo da Região dos Vales e do Café

Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana – Mimoso do Sul / ES

Sábado – 8 de dezembro de 2018

09 h – Abertura da Exposição de Aquarelas da Artista Plástica Maria Verônica Martins, na sede da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA.

10 h – Marcha da Poesia – Saída do Portal, passando pela Passarela das Pedras (calçamento em pé de moleque) e outras ruas, com paradas para declamação, história local, “causos” e cantoria, acompanhados por sanfona e viola, com concentração na Praça Central.

12 h – Palco Livre para manifestações artísticas.

13 h – Visita ao Museu Histórico de São Pedro do Itabapoana.

14 h – De Frente com o Escritor – ação interativa dos Escritores com a comunidade, em locais diversos.

15 h –Ato Cultural em frente à Casa onde viveu a grande poetisa são-pedrense MARIA ANTONIETA TATAGIBA, de propriedade da Sra. Maria Regina Aguiar Guedes.

15:30 h – Ato Cultural em frente ao Busto do Sr. Grinalson Francisco Medina, grande Personagem da Cultura e da História do Município de São Pedro do Itabapoana (1890 a 1930).

16 h – Oficina de Café – com a Barista Andréa Kelly, especialista em Cafés finos e especiais, na Cafeteria Casa da Ná – Praça Central.

17 h – Apresentação do Quarteto de Cordas da OSSES – Orquesta Sinfônica do Sul do Espírito Santo, de Cacheiro de Itapemirim.

18 h – Show com Adriano Costa – Violão e Voz. Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.

18:30 h – Lançamento da Comemoração dos 130 Anos de Formatura do Dr. José Coelho dos Santos, são-pedrense, médico, filho de escravo alforriado, formado na Escola Nacional de Medicina, em 1888, ano da Abolição da Escravatura no Brasil – Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.

19 h – Sarau Poético com participação da Academia Cachoeirense de Letras, Academia de Letras de Mimoso do Sul e da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA , de São Pedro do Itabapoana. Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.

20 h – Show com Gean e Geovani – Sanfona e Viola – Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.

20 e 30 h – Show de Chorinho “Ao Mestre com Carinho” com Valdeir Abreu e Banda. Composição do Professor Sílvio Barbieri – Apresentação do CD. Palco “Rosinha Caroli” – Praça Central.

21 e 30 h – Participação do Boi Pintadinho, apresentando o Carnaval de Boi, belíssima manifestação de rua que marca o tradicional Carnaval de Muqui.

23 h – Show de Música Raiz com Valdeir Abreu e Banda.

Realização: Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA –
Artes – História – Letras

Apoio:
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim
Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul
Prefeitura Municipal de Muqui

Agradecimentos:
Secretário de Estado da Cultura João Gualberto Vasconcellos
Secretário de Estado do Turismo Paulo Renato Fonseca Junior
Deputada Estadual Luzia Toledo
AMCOSPI – Associação de Moradores de São Pedro do Itabapoabna.

Assessoria Técnica:
Maria Elvira Tavares Costa
Iná Giori Abreu

Coordenação: Pedro Antônio de Souza



COMPARTILHE ESTA PÁGINA:
Secretaria de Estado do Turismo - SETUR/ES
Rua Inácio Higino, 1050/9° andar   •   Centro Empresarial Praia da Costa   -   Torre Leste
Praia da Costa, Vila Velha, Brasil. - CNPJ: 08.750.791/0001-89
CEP 29101-435   •   Tel (27) 3636-8026