I Festival Gastronômico do Pastel com Caldo de Cana

ORGANIZADORInstituto Panela de Barro

SITE

EMAILinstitutopaneladebarro@outlook.com

O “Festival Gastronômico” tem na base de sua concepção a difusão da culinária da região mais europeia de nosso estado, além da cultura negra e indígena, criando um ambiente mixigenado capaz de fomentar um turismo de cunho cultural rico, promovendo a utilização dos “recursos da terra”. Ibiraçu, apesar de guardar muito da cultura trazida pelos imigrantes do período de colonização, estabeleceu suas peculiaridades ao longo dos anos, em virtude da necessidade de adaptação aos recursos disponíveis, da miscigenação dos povos da região, da grande variedade cultural daqueles que aqui se estabeleceram, se destacando como parada cerda para o turista que passa pela BR 101.
Festival Gastronômico do Pastel com Caldo de Cana, tem na base de sua concepção a tradição local em utilizar-se do pastel composto por vários recheios com ingredientes locais unidos ao caldo de cana, fazendo deste um destino certo para a parada dos turistas e excursionistas que trafegam pela BR 101.
Em 2019 o evento reunirá os Chefs renomados da Gastronomia Capixaba para celebrar sua primeira edição. A expectativa é que o evento ultrapasse os 10 mil participantes nos 03 dias de evento, um público cada vez mais exigente e em maior quantidade, que poderá encontrar os tradicionais pastéis e caldo de cana de Ibiraçu reunidos em um só local, feito pelas mãos de quem há 60 anos conta esta saborosa história.
Para conduzir a cozinha deste evento, está sendo convidado o renomado Chef Alessandro Eller (Apresentador do Programa Receitas do Chef – TV Vitória – Rede Record, Coordenador da Graduação e Pós-graduação da Gastronomia da UVV, eleito embaixador da Gastronomia Capixaba – Prêmio Dólmã 2015/2016, Integrante da Banca do MEC para avaliação de Cursos de Gastronomia no território nacional), que terá o desafio de reunir não só os melhores Chefs Capixabas, como: Chef Cirlei Benincá – Embaixadora da Gastronomia Capixaba – Prêmio Dólmã 2017/2018, Chef Gilson Surrage 2016/2017 dentre outros, como também reunir Chefs do todo Brasil, para contarem a história da região por meio da Gastronomia, além dos cozinheiros e Chefs locais.
O objetivo é consolidar Ibiraçu como parada certa para o turista que passa pela BR 101, a exemplo de Lagoa Dourada, com o rocambole em Minas Gerais, além de valorizar os produtos locais, como massas, licores, compotas, geleias e gerar oportunidades de negócios, ampliando a renda dos empreendedores e colaboradores, organizando a oferta turística em parceria com as instituições do território. Destacando também o circuito “Caminhos da sabedoria”.