Itaúnas & Sabores 2018

SITE

EMAILaeti.viladeitaunas@hotmail.com

Itaúnas & Sabores: Feriado mais gostoso no norte capixaba

A terceira edição do Itaúnas & Sabores vem recheada de surpresas preparadas com carinho para aqueles turistas que buscam aliar praia, sol e aventuras a uma mesa boa e farta. Nos dias 7, 8 e 9 de setembro, a Vila mais charmosa do Brasil fará da gastronomia seu prato principal e o festival permanece por todos os finais de semana de setembro, em estabelecimentos parceiros, com delícias de tirar o fôlego. Este ano, o cardápio oferecerá aos visitantes um passeio por cozinhas tradicionais, passando pelas consagradas culinárias italiana e japonesa, pelo veganismo e pelo inevitável prazer da carne.

“Nosso principal objetivo é mostrar aos visitantes o que nossa Vila oferece de melhor. Temos chefes de cozinha criativos, dispostos a compartilhar tudo o que aprenderam sobre culinária, nos Papos de Cozinha” – conta Sérgio Grossi, presidente da Associação Empresarial e Turística da Vila de Itaúnas (Aeti), instituição que promove o Itaúnas & Sabores 2018. A proposta da organização é colocar mestres da arte culinária de Itaúnas em contato direto com o público, em rodas itinerantes de conversa que vão passear pela Vila, possibilitando um novo olhar sobre a cultura local e ainda provocando as pessoas com aromas e sabores diversificados.

A tradição capixaba está na ordem do dia do Itaúnas & Sabores. Participando pela terceira vez do evento, o Restaurante Dona Tereza combinou os sabores locais com o equilíbrio nutricional agregado pela nutricionista Ana Carolina, filha de Tereza Bonelá. A combinação ficou perfeita, reunindo arroz de brócolis, purê de aipim, banana-da-terra frita e salada ao Filé de Peixe ao Molho Pesto – que é servido grelado – criação da casa. “O festival é muito bom. O pessoal vem pra cá e não come só o prato apresentado. Eles experimentam ainda os pratos dos festivais anteriores” – comemora Tereza. Para além de um bom almoço ou jantar, o festival oferece opções de sobremesas que põem qualquer dieta abaixo, como o “Bolo Tentação Trufado”, a “Taça Suave Bahia” e o “Bolo de Tapioca da Padoka”.

Aos visitantes, o feriado da Independência reserva ainda agradáveis surpresas, como os sabores do Oriente. “No verão, fiz uma parceria com um sushiman que tem mais de 20 anos de experiência e ele nos apresentou o Joy Roll. Foi um sucesso! Então, decidi colocar esse temaki no festival, que ainda conta com o espetáculo de flambar o prato na mesa, a gosto do cliente, que pode optar por comê-lo cru ou flambado” – explica o sushiman Márcio Mendes. Para o produtor do evento, Enio Ardohain, o Itaúnas & Sabores está cada vez mais sofisticado. “A cozinha itaunense sempre foi diferenciada, com qualidade nos produtos e boa formação dos nossos cozinheiros. Este ano, porém, estamos agregando um visual mais atraente a cada prato, para satisfazer todos os sentidos de cada visitante. Será uma experiência inesquecível” – ressalta.