Tradicional Carnaval de Rua de Santa Leopoldina

ORGANIZADORSecretaria Municipal de Cultura e Turismo

SITE www.santaleopoldina.es.gov.br

EMAILturismo@santaleopoldina.es.gov.br

Os blocos carnavalescos surgiram em meados do século XX. O primeiro que se tem notícia é creditado ao sapateiro português Jose Nogueira de Azevedo Prates, o Zé Pereira, que em 1846 saiu pelas ruas do RJ tocando bumbo que atraiu outros foliões. Em Santa Leopoldina o carnaval marcou época. A cidade possuía 4 clubes frequentados pela sociedade de acordo com sua classe social. Quando os clubes fechavam o carnaval tomava conta da cidade, tornando-se a maior atração, com os blocos “sujos”. Essa tradição foi mantida até os dias atuais, tornando Santa Leopoldina um dos melhores carnavais de rua do Espírito Santo, regado com banda de instrumentos de sopro, com marchinhas carnavalescas antigas.