XV Festa Itaguaçuense das Culturas – FITAC

ORGANIZADORPrefeitura Municipal de Itaguaçu

SITE www.itaguacu.es.gov.br

EMAILeducacao@itaguacu.es.gov.br

A Festa Itaguaçuense das Culturas – FITAC teve início no ano de 2005, tal iniciativa é resultado de uma expectativa do povo Itaguaçuense em comemorar a data cívica de 07 de setembro, período que marca a Independência do Brasil, enaltecendo, preservando e valorizando os aspectos culturais dos povos indígenas, portugueses, africanos, italianos, alemãs/pomeranos que são base de formação do povo desse município. É realizada pelo Governo Municipal de Itaguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, demais secretarias e entidades locais.

A Festa Itaguaçuense das Culturas – FITAC é um movimento turístico/cultural que busca resgatar e apresentar a toda sociedade Itaguaçuense a forma de ser e agir dos povos que fixaram em nosso município deixando suas marcas, promovendo uma bela integração entre diversas culturas, colorindo nossa cidade com as cores de uma bonita miscigenação de etnias.

Durante o evento podemos destacar: exposições culturais, shows, apresentações folclóricas e Feira do Agroturismo de Itaguaçu, dando oportunidade para as agroindústrias familiares, a produção de artesanato e produtores rurais comercializarem seus produtos para os visitantes.

A participação no evento é gratuita, tanto para os expositores, como para o público geral. Considerando as informações das edições anteriores, conclui-se que o evento tem âmbito nacional, uma vez que conta com a participação de público de praticamente todo o estado e regiões do país. A estimativa do público esperado para a XV Festa Itaguaçuense das Culturas- FITAC é muito variada e de todas as faixas etárias e classe social, com um número estimativo entre 10.000 a 15.000 mil pessoas no evento durante os 4 dias.