Evento nacional promove o agroturismo capixaba

Imprimir

        

Mais de 15 mil pessoas prestigiaram a 15ª Feira Nacional de Agroturismo Rural (RuralTur), encerrada no último domingo (24), em Venda Nova do Imigrante. Setenta estandes foram ocupados por representantes de nove estados brasileiros e os municípios que compõem as dez regiões turísticas capixabas. O evento foi realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Agrotures e Montanhas Capixabas Convention Bureau.

Segundo o secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, “a RuralTur no Espírito Santo superou todas as expectativas. Conseguimos dar protagonismo a alta qualidade do agroturismo capixaba o que motivou o setor e mostrou ao país nossa cultura, nossa história, nosso potencial”, afirmou.

O Superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo salienta a importância do evento para o Espírito Santo. “A RuralTur mostrou ao Brasil, todo o potencial turístico do campo e das montanhas capixabas. O município de Venda Nova do Imigrante se destacou mais uma vez, deixou excelente impressão aos visitantes, movimentou a economia e recebeu a todos da melhor forma. Consolidamos o Espírito Santo no cenário do turismo rural nacional”, comemora.

Já o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minette agradeceu a todos que contribuíram, organizadores, empreendedores e visitantes. “A realização da 15ª Ruraltur em Venda Nova foi um reconhecimento de todo trabalho realizado ao longo dos anos pelas famílias e empreendedores do nosso município. Com certeza Venda Nova e o Espírito Santo deixaram suas marcas na maior feira de turismo rural do Brasil, que pela primeira vez aconteceu fora da região Nordeste do país”.

Edição capixaba

Pela primeira vez realizada fora do nordeste brasileiro o evento contou com uma intensa programação cultural com apresentações de dança, corais além do “Polenta Móvel” que transitou no meio dos corredores com muita comida, música e alegria até o famoso e esperado “tombo da polenta”, tradicional na região.

Durante o evento o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) coordenou dois espaços importantes. A Cozinha Show, onde chefes e nonas dividiram o fogão mostrando pratos tradicionais da culinária local e novas receitas usando os produtos do agroturismo. O café capixaba também teve destaque com apresentação dos várias marcas e dicas de como preparar cada um.

Durante o evento o Senac desenvolveu workshops de hospedagem rural e de artes florais. O cenário que simulava um quarto de hotel, foi decorado diariamente de forma diferente, mostrando as várias possibilidades de atrair e fidelizar os clientes.

Seminário

Durante os três primeiros dias do evento foi realizado no auditório do Ifes um seminário, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história do agroturismo como o tropeirismo, o atrativo nos vinhedos da serra gaúcha como também o que são os Indicadores Geográficos e sua importância e empreendedorismo.

“A RuralTur promoveu a integração do segmento, o conhecimento e a comercialização, além da divulgação de toda nossa rica cultura”, reforçou o secretário Dorval Uliana.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Setur
Simone Diniz

(27) 3636-8006 / 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br

COMPARTILHE ESTA PÁGINA:
Secretaria de Estado do Turismo - SETUR/ES
Rua Inácio Higino, 1050/9° andar   •   Centro Empresarial Praia da Costa   -   Torre Leste
Praia da Costa, Vila Velha, Brasil. - CNPJ: 08.750.791/0001-89
CEP 29101-435   •   Tel (27) 3636-8026