ALEGRE
A CIDADE
O município de Alegre, conhecido como “Cidade Jardim”, é o centro de formação cultural da região. Em seu território está o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça um grande atrativo natural.
São também atrativos locais a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, Solar Miguel Simão, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) “Laerth Paiva Gama” (Horto Municipal), Cachoeira do Roncador e Pedra do Pombal (Pico), Túnel dos Ingleses, Instituto Histórico Geográfico de Alegre (IHGA), Cruzeiro e a Usina Hidrelétrica.
Outro grande atrativo são as cachoeiras. Destaque para Cachoeira Linda, do Bom Fim, Braúnas, da Cutia, Cachoeira São Francisco do Café e Cachoeira Jerusalém.
HISTÓRIA E CULTURA
Por volta de 1820 João Teixeira da Conceição chegou com sua expedição vinda de Minas Gerais, com variedade étnica e riquezas folclóricas. Em 23 de julho de 1858 é criada a freguesia, pela Lei nº 22, sob a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Alegre. Em 4 de novembro de 1869, pela Lei nº 7, o povoado recebe nova denominação: Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Alegre. Em 3 de abril de 1884 é criado o município, pela Lei nº 18. Já em 11 de novembro de 1890, citado pelo decreto nº 53, dessa data, é ratificado pela Lei nº 18, que o desmembra do município de Cachoeiro de Itapemirim; sendo que a mesma lei eleva o povoado à categoria de vila. Em 6 de janeiro de 1891 são oficialmente instalados a vila e o município, e em 22 de dezembro de 1919, pela Lei nº 1.208, a vila é elevada à categoria de cidade sendo conhecida pela sua diversidade de culturas.
AGROTURISMO
Em breve.
COMO CHEGAR
BR-101, BR-482, ES-181 e ES-387.