Geografia

O Espírito Santo fica na região Sudeste do Brasil, fazendo divisa com o Estado da Bahia ao Norte, Minas Gerais a oeste, Rio de Janeiro ao sul e com o Oceano Atlântico a leste. Localiza-se a oeste do Meridiano de Greenwich e ao sul da Linha do Equador, com fuso horário de menos três horas em relação à hora mundial GMT. Sua capital é Vitória. A área territorial do Estado é de 46.184,1 km², e sua população estimada em 2015 é de 3.929.911 (Fonte: IBGE). Quem nasce no Espírito Santo é chamado de capixaba ou espírito-santense.

  • Relevo

O relevo do Estado é caracterizado por baixada litorânea (40% do território) e serras (interior), formado por rochas cristalinas, sobretudo gnaisses e granitos. Ao longo da costa Atlântica encontra-se uma faixa de planície e à medida que se penetra em direção ao interior, o planalto dá origem a uma região serrana, com altitudes superiores a 2.000 metros.

De largura variável, a Baixada Espírito-santense acompanha toda a costa capixaba, da fronteira com a Bahia até o limite com o Rio de Janeiro. O litoral é rochoso ao sul, com falésias de arenito, e também, na parte central, com grandes morros e afloramentos graníticos à beira-mar, além de ser recortado com enseadas e baías. É arenoso ao norte, com praias longas de mar aberto e cobertas por vegetação rasteira. Destaque para as Dunas de Itaúnas, no extremo Norte capixaba.

A 1.140 quilômetros da costa, no Oceano Atlântico, encontram-se a Ilha da Trindade e as Ilhas de Martim Vaz, por sua vez situadas a 30 quilômetros de Trindade. Ao todo, há 73 ilhas localizadas na costa do Estado, sendo 50 localizadas na capital Vitória.

Outra unidade do relevo são os planaltos e serras, que ocupam 60% do território do Estado. O Espírito Santo é coroado por maciços montanhosos, entre os quais se destacam os picos da Serra do Caparaó, localizado no sudoeste do Estado, próximo à divisa com Minas Gerais. Nela está o Pico da Bandeira (2.892 metros), o terceiro mais alto de todo o país, localizado no município capixaba de Ibitirama.

Na cidade de Castelo está o Pico do Forno Grande, um imponente afloramento rochoso com 2.070 metros, ponto mais alto da Serra do Castelo. Existem vários afloramentos menores, porém importantes, como a Pedra Azul, com 1.822 metros, que também é conhecida como a Pedra do Lagarto, devido a uma saliência em forma de um animal que parece subir pela sua encosta. Aos fundos, na mesma formação rochosa de granito e gnaisse, avista-se a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altura.

A noroeste as altitudes diminuem um pouco, porém apresentam algumas elevações rochosas, como os pontões capixabas, entre as quais destacam-se as formações na cidade de Pancas.

  • Clima

O clima do Estado do Espírito Santo é tropical úmido, com temperaturas médias anuais entre 22ºC e 24ºC e volume de precipitação superior a 1.400 mm por ano, especialmente concentrada no verão.

  • Hidrografia

O Rio Doce é o mais importante do Estado, com 853 quilômetros de extensão desde a nascente. Ele nasce em Minas Gerais e desemboca no Oceano Atlântico, na cidade de Linhares. Também se destacam os rios São Mateus, no Norte do Estado, o Itaúnas, o Itapemirim, o Jucu, o Santa Maria da Vitória, que deságua na Baía de Vitória, e o Itabapoana, que separa o Espírito Santo do Rio de Janeiro.

O município de Linhares possui 69 lagoas que formam o maior complexo lacustre da região Sudeste. A mais famosa delas é a Juparanã, que possui 38 quilômetros de extensão é a maior do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica.

  • Vegetação

A vegetação do Espírito Santo é composta por floresta tropical e vegetação litorânea.