ARACRUZ

A CIDADE

Aracruz está localizada na região turística Verde e das Águas do Estado do Espírito Santo, região Sudeste do Brasil e pertencente à Mesorregião Litoral Norte Espírito-Santense e à microrregião de Polo Linhares. É um importante município turístico com posição geográfica privilegiada e suas facilidades logísticas a transformaram em um dos polos de negócios do Estado. Na área econômica, Aracruz possui setores desenvolvidos e de alta competitividade, com destaque para o industrial, portuário, metalmecânico, construção civil, comércio e serviços em geral. Possui também um grande número de fornecedores de serviços industriais para atender à demanda da cadeia produtiva.

 

Empresas do setor metalmecânico oferecem serviços de fabricação, montagem e manutenção industrial. O município de Aracruz está inserido no mapa do Espírito Santo como região de riquezas, de muitas potencialidades, de qualidade de vida e de investimentos. Terra de oportunidades para o turismo, para o petróleo, para a agricultura, para a cultura, para a celulose, para o comércio e serviços, Aracruz é um composto de economia em crescimento, boas oportunidades de investimento, um ótimo lugar para se viver com qualidade de vida e pessoas engajadas no projeto de tornar a cidade um polo de desenvolvimento econômico ainda maior. Área: 1.423,874 km². Limites: ao Norte com Linhares, ao Sul com Fundão, a Leste com o Oceano Atlântico, a Oeste com Ibiraçu e João Neiva. Altitude média: encontra-se a 50 metros acima do nivel do mar. População estimada: 93.325 habitantes (Fonte IBGE).

 

Vias de acesso ao município: BR-101, ES-010, ES-124, ES-456, ES-445 e ES-257. Divisão Administrativa: Sede, Santa Cruz, Riacho, Guaraná e Jacupemba. Principais atividades turísticas: Turismo de Eventos e Negócios, Turismo de Sol e Praia, Turismo Gastronômico, Ecoturismo e Agroturismo.

HISTÓRIA E CULTURA

Aracruz era primitivamente habitado pelos índios temiminós. Em 1556, os padres Brás Lourenço e Diogo Jácome fundaram um núcleo de catequese de Aldeia Nova, atraindo várias tribos, entre elas a do cacique Maracaiaguaçu. Posteriormente, em 1957, com a fundação da Aldeia dos Reis Magos, hoje Nova Almeida, o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha. Em 1948 a sede do município foi transferida para localidade de Sauaçu, que, em 1953, teve denominação alterada, em definitivo, para Aracruz. A freguesia criada com a denominação de Aldeia Velha, pela Resolução Provincial de 1837, era subordinada ao município de Nova Almeida. Em abril de 1848, a Resolução Provincial cria o município de Santa Cruz, hoje Aracruz.

 

O novo município tinha sede na Vila de Santa Cruz. Em 1860 Santa Cruz recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e de sua comitiva, que pernoitaram na vila Santa Cruz, onde o Imperador inaugurou o chafariz público e deixou como lembrança de sua passagem seis medidas para líquidos feitas de bronze. Seguindo sua viagem, a Comitiva Imperial atravessou a foz do Rio Piraquê-Açu e visitou a aldeia indígena Tupinikim, em Caieiras Velha, seguindo para a Vila do Riacho. Em 1873 Pietro Tabacchi traz 70 famílias da Itália para trabalharem em sua Colônia Nova Trento. Os primeiros 386 imigrantes italianos saíram do Porto de Gênova em janeiro de 1874 no navio francês Sofia.

 

O navio chegou à Baía de Vitória em fevereiro, e, em março, os imigrantes seguiram para Santa Cruz no vapor Presidente, onde de lá partiram em canoas, através do Rio Piraquê-Açu, para a colônia Nova Trento na fazenda do Morro das Palmas, em Córrego Fundo. Em 1891 a Vila de Santa Cruz é elevada à cidade por Decreto Estadual, tornando-se uma vila próspera e seu porto fluvial o mais movimentado e por onde escoavam as riquezas da região e do produto do trabalho dos imigrantes italianos, principalmente café e outros produtos agrícolas. Em 1943, a Resolução da Comarca Municipal de Aracruz transfere a sede do município para o povoado de Sauaçu.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 85 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela Rodovia ES-010

CONTATOS

Fotos