ATÍLIO VIVÁCQUA

A CIDADE

Atílio Vivácqua é um município do sul do Estado de Espírito Santo e seus habitantes se chamam atílio-vivacquenses. Estende-se por 226,8 km² e contava com 9.840 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 43,4 habitantes por km². Vizinho dos municípios de Muqui, Cachoeiro de Itapemirim e Presidente Kennedy, Atílio Vivácqua se situa a 11 quilômetros a sul-oeste de Cachoeiro de Itapemiri, a maior cidade nos arredores. Situado a 86 metros de altitude, Atílio Vivácqua possui as seguintes coordenadas geográficas: Latitude 20° 54′ 50” Sul e Longitude 41° 11′ 32” Oeste.

 

A cultura é preservada, com os blocos de boi pintado, as quadrilhas, as folias de reis e a festa expo-pecuária, entre outras. Um município com costumes típicos de cidade do interior, onde é possível encontrar artesanatos locais, com incentivo da associação de artesões. As famílias são numerosas e geralmente moram perto. Na paisagem urbana, destacam-se as casas antigas conservadas.

HISTÓRIA E CULTURA

A história do município de Atílio Vivácqua está ligada à colonização de Cachoeiro de Itapemirim. As primeiras investidas de desbravamento aconteceram nos primórdios do século XVIII, quando chegaram os primeiros aventureiros atraídos pelo ouro existente nas Minas de Castelo, então dominadas pelos índios Puris. Até o ano de 1963, o atual município de Atílio Vivácqua foi distrito cachoeirense, com a denominação de Marapé. A Lei Estadual nº 1916, de 30/12/1963, criou o município com a denominação de Atílio Vivácqua, em homenagem ao grande jurisconsulto e senador capixaba, Dr. Atílio Vivácqua. Foi emancipado em 10 de abril de 1964 e recebeu o nome atual em homenagem ao Senador Atílio Vivácqua.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 152 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101 e Rodovia do Sol

CONTATOS

cultura@pmav.es.gov.br

(28)3538-1109

Fotos