BAIXO GUANDU
.png)
A CIDADE
O município está localizado na região Centro-Oeste do Espírito Santo, a 186 quilômetros da capital do Estado. São 931 quilômetros quadrados de área e uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. Baixo Guandu, com clima tropical megatérmico e subúmido, possui quatro distritos (Alto Mutum Preto, Ibituba, Km 14 do Mutum e Vila Nova do Bananal) e faz parte da região turística de Doce Pontões. Com uma cultura e um povo hospitaleiro, a cidade apresenta deliciosa comida caseira e belezas naturais com lindas paisagens, como a Pedra do Souza, além de belas cachoeiras e um riquíssimo artesanato.
HISTÓRIA E CULTURA
A história de Baixo Guandu está diretamente ligada ao pioneirismo que marcou o começo do século XX na região do Vale do Rio Doce. Os trilhos do primeiro trem chegaram em 1907 e somente a partir daí as atividades econômicas foram intensificadas. A madeira abundante era retirada e levada pelos comboios à capital. Segundo depoimento de bandeirantes e viajantes que percorreram o baixo do Rio Doce, desde a segunda metade do século XIX até os meados do século passado, os índios botocudos filhos da terra eram senhores da região compreendida entre o Rio Doce e o Rio São Mateus.
Os colonos estrangeiros se estabeleceram no Vale do Guandu e outros no ribeirão do Lage. Em ambas as margens, há, ainda hoje, sinais marcantes da herança europeia no município. Como se tivesse havido o desejo de reparar a supressão do Distrito de Baixo Guandu, o presidente Henrique da Silva Coutinho criou a colônia, em 1905, compreendendo essa área não legítima do Vale do Guandu até os limites com o município de Afonso Cláudio e com Minas Gerais. Repartida e doada a porção em lotes, estes foram vendidos aos colonos italianos, franceses e espanhóis neles lotados.
AGROTURISMO
Em breve.
COMO CHEGAR
A 186 quilômetros da capital Vitória, via BR-101 e BR-259
CONTATOS
gabinete@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8900