CARIACICA

A CIDADE

Localizada na Região Metropolitana da Grande Vitória, Cariacica possui 381.802 habitantes, segundo estimativa do IBGE. A área urbana concentra cerca de 96% da população e possui atrativos que têm feito Cariacica se sobressair, como os estádios Arena Sicoob Unimed e Kléber Andrade. Únicos do Estado a receber seleções para treinamento durante a Copa do Mundo 2014, foram preparados nos padrões Fifa para os jogadores de Austrália e Camarões.

 

Outro momento ímpar foi a realização do show do ex-Beatle Paul McCartney, para 34 mil pessoas no Kléber Andrade, confirmando a capacidade da cidade em receber eventos de grande porte. Sua proximidade com a capital, cidades litorâneas e seu fervoroso comércio muitas vezes ofuscam suas belezas naturais, que são diversas. A área rural do município corresponde a 56% do território total e o agroturismo é a principal atividade turística. O relevo e diversidades de fauna e flora proporcionam atrativos naturais variados. O município abriga a Reserva Biológica Estadual de Duas Bocas, o Parque Natural Municipal do Monte Mochuara, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal dos Manguezais de Cariacica e o Parque Natural Municipal Manguezais do Itanguá.

 

Cariacica está inserido na Rota Caminhos do Imigrante e Rota Imperial. O município possui ainda os circuitos “Monte Mochuara” e “Terras Altas”, que contam com pousadas, produtos caseiros da agricultura familiar e artesanato etc. O visitante pode desfrutar de belíssimos mirantes nas montanhas, chácaras, sítios arqueológicos e trilhas em área de Mata Atlântica, quedas d’águas, patrimônio histórico e ambiental. O artesanato feito com fibra de bananeira também pode ser encontrado nas lojas da região. Produtos de apiários, cachaças, licores, doces, bombons e biscoitos caseiros são outras delícias que o turista pode degustar e levar para a casa.

HISTÓRIA E CULTURA

Cariacica reflete a miscigenação brasileira e sua formação agrega povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”. Embora o município de Cariacica tenha sido criado pelo Decreto nº 57, em 25 de novembro de 1890, apenas na década de 40 do século passado sua população observou aumento considerável. A característica rural do município também começou a ser alterada nessa mesma época, até se tornar um município urbano. A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável.

 

O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 96% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural. Uma das mais importantes manifestações folclóricas é o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água. De acordo com a cultura popular, a tradicional festa surgiu a partir das procissões locais que eram feitas em Cariacica em homenagem a Nossa Senhora da Penha. Diante da dificuldade de locomoção até o Convento da Penha, os moradores decidiram homenagear a santa saindo pelas ruas da localidade em procissões animadas por tambores de congo. Com o passar dos anos, a festa cristã organizada pelos brancos misturou-se às raízes negras e indígenas, dando origem ao Carnaval. Hoje é uma das festas mais singulares do folclore capixaba. As máscaras eram usadas pelos antigos escravos (Roda d’Água era área de quilombo), que queriam participar da festa, mas não podiam ser reconhecidos. Com o passar do tempo, o uso das máscaras passou a ser uma brincadeira. Os moradores da região que hoje participam da festa somente retiram a máscara ao final da celebração revelando sua identidade. João Bananeira é o mascarado mais popular e característico, sendo fundamental para caracterizar a diferença e a originalidade das bandas de congo locais.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 15 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101, BR-262, Rodovia ES-080

CONTATOS

Fotos