CONCEIÇÃO DA BARRA

A CIDADE

A cidade de Conceição da Barra é conhecida como Princesinha do Norte. O clima é tropical, quente e úmido, com temperatura média máxima de 30ºC e mínima de 16ºC.

HISTÓRIA E CULTURA

O município conta com um grande número de manifestações culturais, sendo que as mais importantes estão ligadas ao folclore religioso. Na virada do ano, ocorrem o Ticumbi e as oferendas a Iemanjá. Em 6 de janeiro tem início os louvores ao Menino Deus com os reis de boi e as pastorinhas e o alardo. Em 20 de janeiro, Dia de São Sebastião, mostra-se a riqueza do folclore religioso ligado ao catolicismo e aos cultos afros. As bandas de congo com seus ritmos afros se apresentam durante todo o ano. Nas férias do meio de ano a maior atração é o Festival Nacional de Forró, na vila de Itaúnas.

Itaúnas

Em Conceição da Barra, no Norte do Estado, ficam as deslumbrantes dunas de Itaúnas, que ficam de frente para o mar de águas mornas. A praia de Itaúnas completa o complexo turístico da Vila de Itaúnas, que vai das Dunas até os aspectos de sua cultura popular e política de preservação da fauna e da flora pelo Parque Estadual de Itaúnas.

Itaúnas é um destino capixaba de rara beleza. Quem conhece se apaixona pelas belezas naturais, pelo povo acolhedor e pela história que traz tantos elementos que aguçam a curiosidade.

Isso porque a vila  inserida no entorno do Parque Estadual de Itaúnas nem sempre esteve onde está hoje. Devido a ação dos ventos e a movimentação das areias, a Vila foi encoberta aos poucos, e a população precisou migrar para a outra margem do rio, formando a nova Vila de Itaúnas.

Para trás deixaram uma vila soterrada, encoberta por formações de dunas, que compõem uma paisagem belíssima e do forró pé de serra, que já se tornou um dos principais atrativos turísticos do destino, nos meses de janeiro e julho.

Destino para quem quer desde a calmaria da vila até as aventuras dos passeios nas dunas e no Parque Estadual de Itaúnas.

A palavra “Itaúnas”, que dá nome ao Parque, ao rio e à vila, é de origem tupi-guarani e significa "pedra preta" (ita: pedra e una: preta). Há duas versões para a origem deste nome: uma é referente às águas negras do rio Itaúnas e outra em razão das rochas escuras de arenito que podem ser vistas na praia na maré baixa. 

Acesse o E book sobre o destino que reúne todas as informações sobre este destino. https://bit.ly/3Dlhm1r

COMO CHEGAR

A 256 quilômetros de Vitória. Acesso pela ES-421 – Rodovia Adolpho Serra.

CONTATOS

Fotos