GUAÇUI

A CIDADE

Possui divisão político-administrativa constituída pelos distritos de Guaçuí-sede, São Pedro de Rates, São Tiago e São Miguel do Caparaó. O turismo concentra-se nos atrativos naturais, como as cachoeiras do Carlito, Caboclo, Corredeira da Tremedeira, Buracão e Barulho, e nos atrativos arquitetônicos, como o Monumento ao Cristo Redentor, a Praça da Matriz, a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, o prédio do antigo Colégio São Geraldo, a Praça João Acacinho e o Teatro Fernando Torres. Seus atrativos culturais são as festas comemorativas, como Carnaval, Feira do Verde, Expoagro, Festa do Padroeiro São Miguel Arcanjo, Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, Dia do Evangélico, Natal de Luz e Festa da Virada.

HISTÓRIA E CULTURA

A história do município de Guaçuí tem início por volta de 1815, quando João do Monte da Fonseca, um dos comandantes, nomeados por D. João VI, foi incumbido de abrir nova estrada pelo extremo sul das capitanias na divisa com o Rio de Janeiro, e assim o fez, adentrando na região próxima à Serra Negra (atual Serra do Caparaó) e fundando um quartel com uma prisão semiaberta para os índios no aldeamento imperial que hoje é o distrito de São Pedro de Rates.

No diário de João do Monte ele descreve que, no dia 16 de julho de 1815, pernoitou nas margens de um rio que denominou de Veado, embora não tenha encontrado nenhum desses animais. Em 1820, o sargento-mor Manoel José Esteves de Lima recebe do Governo de Minas o direito de explorar a nova estrada do itapemirim, assim foi para a Extrema Oriental com uma tropa composta de 72 homens, na maioria escravos e índios, distribuindo terras a seus subordinados dando ordens para que fundassem fazendas e ranchos de apoio às tropas de viajantes que cruzassem a região. Entre os beneficiados estava José Luiz da Silva Viana, cujas terras eram a sede da cidade de Guaçuí.

De acordo com pesquisas do Instituto Histórico e Geográfico de Guaçuí, em 1838 documentos mencionam a existência de um povoado denominado de São Bom Jesus do Livramento, onde hoje é a cidade de Guaçuí, fundado por Justino José Maria das Dores. A independência política de Guaçuí aconteceu em 25 de dezembro de 1928. Vale registrar ainda que o município de Guaçuí recebeu, ao longo de sua história, os nomes de: São Bom Jesus do Livramento (1838), São Miguel do Veado (1866), Veado (1928), Siqueira Campos (1931) e Guaçuí (1943).

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 217 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101 e BR-482.

CONTATOS

Fotos