IBATIBA

A CIDADE

Ibatiba é uma cidade próxima da região do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, com jeito e sotaque típicos de Minas Gerais, além da beleza natural e o friozinho das montanhas. Inserida no Caminho dos Tropeiros, que percorriam as Gerais, a economia da cidade era sustentada pelas plantações de café. Hoje é incrementada pelo agroturismo e pela preservação da cultura tropeira, que se espalha na arquitetura, na gastronomia e nos costumes.

Para incentivar a atividade, foi criado o Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros, que inclui empreendimentos como pousadas, restaurantes e sítios com produção e venda de frutas, geleias, doces, mel, café e vinho. Os espaços funcionam em antigas fazendas de café, erguidas entre o final do século 19 e meados do século 20. Em muitas, é possível acompanhar a lida diária envolvendo mulas e carros de boi, sem contar a presença dos antigos tropeiros, que contam emocionados suas próprias histórias. Os cenários são perfeitos para apreciar a boa mesa, com comida preparada no fogão a lenha e à base de receitas tradicionais, como feijão tropeiro, carne de porco na lata, torresmo, linguiça, couve e angu.

O melhor é saber que se pode aproveitar tudo isso sem culpa, afinal a região é repleta de trilhas que levam a cachoeiras e pontos de prática de esportes de aventura, como rapel e voo livre. Seus principais atrativos são o Horto Florestal Municipal de Ibatiba e as Corredeiras da Usina.

HISTÓRIA E CULTURA

Na segunda metade do século XIX, agricultores mineiros e cariocas migraram para a região do Rio Pardo, no Espírito Santo, e lá se estabeleceram com suas famílias, trazendo também alguns escravos, a fim de constituir na região as primeiras propriedades rurais. Aos primeiros colonizadores seguiram imigrantes provenientes do Líbano, que se estabeleceram na região por volta de 1908. Já em 1918, a vila foi promovida à categoria de distrito.

E em 1944, por determinação do IBGE, a Vila do Rosário passou a se chamar Vila de Ibatiba. O distrito de Ibatiba então passou a ter mais acesso à comercialização de produtos e a receber um número maior de migrantes, impulsionando sobremaneira o desenvolvimento na região, o que despertou nos moradores o desejo de emancipação política e administrativa. A criação do município de Ibatiba é de 7 de novembro de 1981, com sua instalação datada de 31 de janeiro de 1983. A região do Caparaó, localidade em que se encontra hoje o município de Ibatiba, foi totalmente coberta pela Mata Atlântica até as primeiras décadas do século XIX, tendo exclusivamente como habitantes os índios Puris e Botocudos, espalhados por diversas aldeias em toda a região.

Antes desse período não há notícias de povoamento realizado pelos colonizadores, apesar de alguns relatos de exploradores, datados dos séculos XVII e XVIII, confirmarem a presença de expedições de exploração nos rios do Caparaó com o objetivo de encontrar ouro e pedras preciosas.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 165 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-262.

CONTATOS

Fotos

Fotos Ibatiba