IBITIRAMA

A CIDADE
Ibitirama faz parte da região do Caparaó e está situada ao Sul do Espírito Santo, com relevo bastante acidentado e montanhoso. Oferece ao turista belezas naturais, trilhas ecológicas, cachoeiras de águas cristalinas e corredeiras vindas da Serra do Caparaó capixaba. Seu principal agente geográfico, o Pico da Bandeira, com 2.897 metros de altitude, se caracteriza como o ponto mais alto do Espírito Santo. Principais atrativos: Cachoeira Água Limpa, Cachoeira do Chiquito, Poço de Águas Verdes, Tecnotruta, Pico da Bandeira, Poço do Regino – Pedra Roxa, Rio Pedra Roxa, Cachoeira do Caldeirão – Subida Tecnotruta e Toca do São Jorge.
HISTÓRIA E CULTURA
Sua origem deu-se antes mesmo da doação da Fazenda Santa Bárbara, já que viviam nos arredores vários agricultores com suas famílias, muitos deles suíços, portugueses e italianos. Logo, outras famílias instalaram-se também, pois a terra era boa, e a região de raras belezas e grandes recursos naturais. Em pouco tempo foi se formando um povoado, o qual era conhecido como Arraial de Santa Bárbara. Em 4 de janeiro de 1917, através da Lei nº 1.092, aprovada pelo Congresso, se instalaram aqui famílias de imigrantes árabes, conhecidos como turcos.
Na época, a região do Caparaó era ainda densamente revestida de matas, além de outros tipos de formações naturais, onde dominavam grandes árvores, inclusive espécies fornecedoras de madeiras preciosas, próprias da Floresta Pluvial Atlântica. Em 31 de dezembro de 1973, pelo Decreto-Lei Estadual nº 15.177, o Distrito de Santa Bárbara do Caparaó passou a denominar-se Ibitirama, que em linguagem indígena quer dizer águas das regiões altas.
AGROTURISMO
Em breve.
COMO CHEGAR
A 215 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-262 e a 245 quilômetros pela BR-101.