ITAPEMIRIM

A CIDADE

Itapemirim faz parte da rota da Costa e da Imigração e é um raro recanto do Sul do Espírito Santo, a 122 quilômetros de Vitória. Aqui, o mar fica mais próximo das montanhas e o calor das areias das praias de Itaipava, Itaoca e Ilha dos Franceses contrasta com o clima ameno da região do Frade e da Freira, às margens da BR-101. A exuberante natureza granítica, com imagens típicas dos cartões postais da região, como o Frade e a Freira ou o Monte Agá, transformou-se no ponto alto dos esportes de aventura como voo livre, rapel e trilhas.

 

O Rio Itapemirim é responsável por parte da imigração no Brasil, que deixou um rastro histórico/cultural eternizado no jongo, nas igrejas, nos casarios e nos quadros de D. Pedro II e da imperatriz D. Tereza Cristina. Na sede, a história. Na orla, a pacata vila de pescadores. No povo, o sorriso humilde de quem adora receber novos amigos.

HISTÓRIA E CULTURA

Em 1852, o porto de Itapemirim era ligado por navegação regular a vapor com Anchieta (Benevente), Guarapari, Vitória, Santa Cruz, São Mateus e Caravelas (BA). Exportava principalmente o açúcar, a aguardente e o café da região. São dessa época os casarões que enriquecem a paisagem urbana da Vila de Itapemirim e boa parte deles tiveram como material as pedras que vinham nos navios, servindo de lastro, que eram despejados para dar lugar ao açúcar para embarcar.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 122 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela Rodovia do Sol e BR-101

CONTATOS

Fotos