ITARANA

A CIDADE

Itarana está situada na Região dos Imigrantes. É conhecida como cidade de um povo hospitaleiro e acolhedor e está cercada por belas paisagens, montanhas, cachoeiras e casarões que marcam a história dos imigrantes italianos, pomeranos e alemães. Possui uma agroindústria diversificada com vários tipos de pães, bolos, roscas, doces, biscoitos, rapadura, queijos, cachaças, broti, entre outros.

HISTÓRIA E CULTURA

O território do atual município de Itarana pertenceu ao município de Afonso Cláudio e, posteriormente, ao de Itaguaçu, que foi desmembrado em 1963. Na segunda metade do século XIX, imigrantes italianos vindos de Santa Teresa, entre eles Rabi Bergamaschi e Denardi Fiorotti, fundaram, às margens do Rio Santa Joana, no lugar onde existia uma figueira silvestre, a povoação de Figueira de Santa Joana, dando início à colonização da região. Itarana foi colonizada por italianos e alemães que fizeram uma mistura harmoniosa, dando o título de cidade sempre alegre e hospitaleira.

 

O incremento foi rápido, não só demográfico como econômico. Em consequência, o povoado de Figueira de Santa Joana foi elevada à categoria de sede de distrito, em 15/03/1890. Decreto estadual nº 33, de 21/09/1891, transferiu para a povoação de Figueira de Santa Joana a sede do município de Afonso Cláudio, situação mantida até 18/01/1892. Em face do Decreto-lei nº 15.177, de 31/12/1943, a denominação do distrito foi alterada para Itarana (Pedra da Onça). Em 1963, criou-se o município de Itarana, com território desmembrado do de Itaguaçu, cuja instalação ocorreu em 18/04/1964.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 127 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela Rodovia ES-261

CONTATOS

Fotos