JOÃO NEIVA

A CIDADE
João Neiva limita-se com os seguintes municípios: Colatina, ao Norte; Ibiraçu, ao Sul; Linhares e Aracruz, a Leste; e Colatina e Santa Teresa, a Oeste. As atividades turísticas ficam por conta dos casarões antigos no interior do município e a Vila de Demétrio Ribeiro, ffundada pelos colonizadores italianos e onde é possível encontrar casas e casarões da época da colonização. Há ainda o Monte Negro, que fica próximo ao centro da cidade, de onde se pode ver toda a cidade de João Neiva.
HISTÓRIA E CULTURA
A imigração italiana no Brasil iniciou-se no ano de 1874, mas os primeiros imigrantes chegaram à região de João Neiva somente no ano de 1877. Com a chegada das primeiras famílias surgem os povoados de Acioli (1887) e Demétrio Ribeiro (1891), que tiveram como principal fonte de renda o cultivo do café. Com o aumento da produção agrícola, os portos estavam ficando muito distantes e o transporte mais difícil, então surge a necessidade de trazer a EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas) até a localidade.
No início do século XX, o deputado federal Engenheiro Sr. João Augusto Neiva muito lutou na Câmara Federal para a instalação da Estrada de Ferro Diamantina, que pertencia à Companhia Estrada de Ferro Vitória a Minas. Com a instalação dela surge a Estação Ferroviária, inaugurada em 20 de dezembro de 1905, e assim o povoado de João Neiva surge ao redor da Estação. Há grupos que fazem permanecer viva a história e a cultura do município, como os Grupos de Congo de Acioli e João Neiva, a Folia de Reis, o Instituto Preservarte (com coral e orquestra de violão, violino), Coral Nona Saína (grupo italiano), dentre outros. Há também em nosso município a fabricação de violinos, que fica por conta do Vivace e o Instituto Preservarte.
AGROTURISMO
Em breve.
COMO CHEGAR
A 83 quilômetros da capital Vitória. Acessos ao município pela BR-101 e 259
CONTATOS
cultura@joaoneiva.es.gov.br
(27) 3258-3651