Mucurici foi emancipado no dia 29 de dezembro de 1953. Com uma colonização especificamente mineira e baiana, a cidade foi palco de um dos momentos mais importantes do período de divisão de terras entre Espírito Santo e Minas Gerais, a chamada Guerra do Contestado, e possui um museu contando toda a trajetória da guerra.
São atrativos:
Museu do Contestado - O Museu do Contestado é um centro de referência em pesquisa de preservação da memória histórico cultural regional (Extremo Norte Capixaba, Minas Gerais e Bahia). Lá, os visitantes podem apreciar exposição de artes, arquivo histórico digital, além de ser um ponto de visitação regional de turismo cultural. Sua localização é estratégica, perto do COPAF- Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, onde acontecem neste espaço a venda de produtos artesanais, artesanatos, culinária típica, produtos da agricultura familiar, shows e apresentações culturais. Além de valorizar a história, é também ponto de recepção e informação dos turistas na cidade, bem como local de apoio e pesquisa para escolas e universidades da região em registros históricos e referências sobre o litígio.
Portal de Árvores - O município de Mucurici possui aquela atmosfera de natureza e novos ares. O portal de árvores na entrada da cidade transmite a leveza que a vida no interior pode proporcionar.
O espaço é utilizado por turistas como espaço para muitas fotografias.
Balneário de Mucurici - O balneário conta com infraestrutura de lazer para os visitantes. Possui piscina , calçadão, playground, quadras voleibol de areia, futebol de areia, futebol society, restaurante, cabanas.
No espaço denominado Prainha há área para natação, canoagem, área de preservação ambiental, projeto de piscicultura, pedalinhos, quiosques, cabanas, área de eventos e shows. E ainda uma torre de observação, academia popular, área esportiva, quiosques de alimentação, barraquinhas e acesso ao balneário.
Casarão Lira - O Casarão Lira foi a residência do primeiro posseiro a morar em Mucurici. Dega tomou posse das terras onde hoje é localizado o Balneário. Essa história é contada na visita ao Museu do Contestado.
Moqueca de Tilápia - Com a construção do Balneário foi montado um polo de piscicultura onde é criado tilápia em cativeiro. Para incentivo da produção do peixe no município, os quiosques do balneário oferecem pratos com tilápia e a moqueca é um deles.
Igreja Nossa Senhora de Fátima e o prédio da Prefeitura - A Igreja Nossa Senhora de Fátima foi construída por um padre italiano com a comunidade e é um das quatro igrejas do Brasil que tem a torre atrás. Esse mistério é solucionado em visita ao Museu do Contestado. Ao lado temos o prédio da Prefeitura que na época da Guerra do Contestado foi utilizado como quartel da polícia capixaba.