NOVA VENÉCIA

A CIDADE

Nova Venécia é um município localizado ao Norte do Espírito Santo, a 250 quilômetros da capital, Vitória. Com uma área de 1.448 km², é o quarto município em extensão territorial do Estado. Segundo os dados do IBGE (2015), Nova Venécia tem uma população de 46.263 habitantes. Desse montante, aproximadamente 64% moram na zona urbana e 36% na zona rural.
O principal símbolo de Nova Venécia é a Pedra do Elefante, com 604 metros de altura. O monumento natural chama a atenção de longe e possui várias atividades turísticas: caminhadas, trilhas ecológicas, trekking, enduros e escaladas. Em 2001, o local tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), com mais de 2,5 mil hectares e situada a cerca de 10 quilômetros do centro da cidade, no sentido de Nova Venécia a São Gabriel da Palha. A APA da Pedra do Elefante possui um importante patrimônio histórico e cultural, com casarões do século XIX.

 

Nesta região destaca-se: o turismo religioso com o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos, construído próximo a gameleira, uma árvore centenária de mais de 15 metros de altura; o agroturismo com a fabricação de pães e doces caseiros, utilizando frutas típicas da região; e a Fazenda Santa Rita que desenvolve o turismo pedagógico, cultural e o programa cama-café. Também destaca-se no município: o Circuito das Águas Doces; o Circuito Encantos do Cricaré, que reúne belezas naturais, cultura local e o agroturismo em quatro municípios do norte capixaba, São Mateus, Nova Venécia, Jaguaré e Vila Pavão; e o Circuito da APA.

HISTÓRIA E CULTURA

Os primeiros habitantes que ocuparam o território do atual município de Nova Venécia foram os índios Aimorés. Em 1870, o major Antônio Rodrigues da Cunha, Barão dos Aimorés, chegou nessas terras. Para fugir da seca, em 1878, muitos cearenses também se instalaram na vila; dez anos depois, chegaram os imigrantes italianos. De acordo com o historiador Rogério Frigério Piva, até o ano de 1892, todos imigrantes estabelecidos na região da Serra dos Aymorés, que atualmente compreende o município, se empregavam nas fazendas de café como meeiros e/ou diaristas.

 

Foi neste mesmo ano, 1892, que um sobrinho do Barão dos Aymorés, chamado Dr. Antônio dos Santos Neves, criou o Núcleo Colonial de Nova Venécia. O nome é uma referência à região de Vêneto, na Itália. Mas antes de se emancipar de São Mateus, Nova Venécia recebeu outros dois nomes: Serra dos Aimorés e Vila Aimoreslândia. O município foi criado em 1953 e atualmente possui três distritos: Guararema, Rio Preto e Santo Antônio do Quinze.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 250 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela Rodovias ES-130, ES-137, ES-220 e BR-381

CONTATOS

sectur.nv@hotmail.com

(27) 3752-6995 / (27) 3752-2583

Fotos

Fotos Nova Venécia