PANCAS

A CIDADE

Pancas é uma bela cidade do Espírito Santo que recentemente começou a se despontar no turismo. O município tem grande potencial nos esportes radicais, como voo livre (parapente e asa delta já difundidos), trekking, enduros, rapel, entre outros, proporcionando um contato direto com a natureza. 

HISTÓRIA E CULTURA

O município de Pancas emancipou-se em 13 de maio de 1963, desmembrando-se do município de Colatina pela Lei nº 1.837, de 21 de fevereiro de 1963. A emancipação se deu no governo de Franscisco Lacerda de Aguiar, então governador do Estado. Em 1987, Alto Rio Novo passa a ser município com o distrito de Palmerindo. A ocupação da região iniciou-se por volta do ano de 1918 por pessoas oriundas de diversas regiões de Minas Gerais. Sebastião Cândido Barbosa (Sebastião Laurindo) e Sebastião Luiz de Souza foram os primeiros desbravadores da região.

 

São da fase inicial do desbravamento: Carlos Roos, Januário Pedro Ribeiro, Franz Onesorge, Rodolfo Ferreira de Mendonça, José Alves de Souza, Alexandrino de Abreu e Silva, Antônio Olímpio da Rocha, Maria Melado Vogt, José Joaquim Pinto, José Sodré de Souza, João Ribeiro de Barcelos, entre outros. O município possui 60% da sua população descendente de pomeranos, sendo o restante dividido entre italianos e mestiços e cultiva fortemente heranças de seus antepassados. A região mantém festas populares, grupos folclóricos, culinária típica (com destaque para o brout e a linguiça pomerana), além de um rico artesanato, conservação de dialeto e costumes, como músicas, instrumentos, danças e modo de vida rural. Os aspectos culturais, além de marcados pelas tradições, expressam uma identidade cultural própria de um Brasil rural que traz consigo a simplicidade, o modo de vida que expressa tranquilidade e uma agricultura de base familiar.

 

Dependendo da região pode-se vivenciar, somada à beleza natural escondida entre montanhas e vales, os mais tradicionais hábitos da família rural brasileira. Beleza e tranquilidade se misturam ao som de violas, concertinas e sanfonas tocadas pelos mais velhos que numa roda de amigos lembram a juventude, combinado a tudo isso os sabores de uma gastronomia típica de fogão a lenha.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 190 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101, BR-259 e ES-080

CONTATOS

turismoesporte.cult@pancas.es.gov.br

Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (27) 3726-1074

Fotos