PIUMA

A CIDADE

Município tranquilo com 8 km de praias, Piúma se transforma no point do verão sendo o turismo de sol e praia  forte na região atraindo turistas de diferentes lugares do Brasil. Com o clima tropical, amenizado pelos ventos marítimos, Piúma é cercada por quatro pequenas ilhas: do Gambá, do Meio, dos Cabritos e dos Franceses, formando belíssimas paisagens naturais.

HISTÓRIA E CULTURA

O Município de Piúma tem em sua origem uma aldeia de índios da Tribo dos Puris e, nos registros oficiais, a colonização de Piúma, começa na segunda década do século XIX, contudo, a fundação de Piúma aconteceu por volta de 1.565, com reduções jesuítas tanto na Ilha de Piúma como no Vale de Orobó, fundados pelo sacerdote Padre José de Anchieta.

O território denominado Município de Piúma, foi criado através da Lei, Nº 1.908, aprovada pela Assembleia Legislativa, no palácio Domingos Martins, no dia 24 de Dezembro de 1963, sendo comemorada a data da sua Emancipação Política no dia 08 de dezembro em homenagem a Padroeira do Município Nossa Senhora da Conceição.

O nome Piúma tem origem -guarani com influência francesa, com dois significados, tanto “águas escuras”, pela concentração de areias monazíticas nas praias de Piúma, quanto pelo nome de uma espécie de mosquitos dos manguezais.

Datas que marcaram a história do município

1883 – O povoado de Piúma foi elevado à sede de distrito, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição de Piúma.

1891 – Criado o município de Piúma, com território desmembrado de Anchieta.

1904 – A sede municipal foi transferida para a Vila de Iconha.

1924 – O município passou a chamar-se Iconha e Piúma passou a distrito.

1963 – Foi criado o atual município de Piúma, com território desmembrado de Iconha.

O artesanato de conchas é considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações. Diante da profusão de conchas encontradas na região, elas acabaram sendo a principal matéria prima dos artesãos de Piúma. O município é conhecido por essa tradição, que vem desde os índios que utilizavam as conchas para fazer colares. Hoje, as peças são variadas, indo das bijuterias a utilitários e decorativos.

É importante ressaltar que o artesanato de conchas produzido no Município de Piúma, considerado patrimônio imaterial de identidade cultural, movimenta a economia no município.

Além do artesanato a culinária é considerada um elemento cultural com a tradição pesqueira, a gastronômica vem sendo representada através dos pratos típicos encontrados na região como a moqueca e a torta capixaba e outras iguarias.

São atrativos: 

Praia Central/Acaiaca – de águas calmas mornas onde as crianças podem se banhar tranquilamente

Praia Maria Neném – Praia extensa e funda, com pedras e ondas mansas. Fica abaixo do Monte Aghá. É ideal para a prática do Kite Surf e sua vegetação nativa é preservada.

Praia do Corujão: Uma das mais urbanizadas e bastante movimentada na alta temporada. Possui mar levemente agitado.

Praia do Pau Grande  - Localizada no extremo norte, a praia é tranquila, com um belo visual. De águas profundas, agitadas e transparentes, é perfeita para a prática do mergulho, surf e pesca de arremesso. 

Praia Doce – Praia de águas calmas, areia fina e solta, está localizada exatamente na foz do Rio Piúma.

Boca da Barra - Foz do Rio Piúma e entrada de barcos de pesca, suas águas não são tão calmas, o que propicia a prática de surf. Também é um bom local para pesca.

Lagoa da Conceição - A 5 km do Centro, é própria para a cata de conchas para artesanato, que se faz com peneira dentro da água. Fica na divisa dos municípios de Piúma e Anchieta.

Ilha do Gambá - Tombado como patrimônio paisagístico, é refúgio para aves e animais marinhos. Nesse parque natural, foram descobertas anêmonas ainda não catalogadas no mundo e a maior em qualidade de algas marinhas do Brasil. É própria para a prática do trekking, mountain bike, pesca e mergulhos. Possui uma pequena praia com águas calmas, onde se desenvolvem também as conchas.

Ilha do Meio - Esta localizada a 500 metros da praia. É um parque natural, tombado como patrimônio paisagístico. Sua flora é rica em bromélia, orquídeas e árvores nativas. Bastante procurada para pesca de arremesso. Quando a maré está baixa é possível chegar até ela a pé.

Ilha dos Cabritos - Parque natural de flora e fauna tombado como patrimônio paisagístico. Sua praia é pequena e de águas cristalinas. É coberta por matas nativas com trilhas rústicas próprias para caminhadas. O acesso é feito por barco ou escuna, a partir da Ilha do Gambá ou da Praia do Corujão. Fica a 15 minutos do continente

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 90 quilômetros ao sul da capital Vitória. Acesso pela BR-101

CONTATOS

turismo@piuma.es.gov.br

(28) 3520-1501

Fotos