RIO NOVO DO SUL

A CIDADE

O munícipio de Rio Novo do Sul está localizado na mesorregião central do estado do Espírito Santo. Possui exuberâncias naturais, tendo em sua porta de entrada o “Frade e a Feira”, uma formação rochosa repleta de mistérios e fascínios que encantou o próprio imperador D. Pedro II, que  em viagem à Colônia do Rio Novo do Sul, fez questão de registrar em suas placas de desenhos esse monumento.

A história dessas terras teve início em 30 de dezembro de 1854, quando o major Caetano Dias da Silva, obteve a concessão para povoá-las, incentivando a vinda de: suíços, belgas, holandeses, franceses, italianos, alemães e austríacos.

HISTÓRIA E CULTURA

O turismo na região é muito rico. Toda cidade conta com mananciais de águas cristalinas, começando com pequenas cabeceiras que nascem no alto das montanhas transformando-se em rios e lindas cachoeiras que encantam por suas exuberantes cascatas. A região também é conhecida pela gruta Maria Drumond. No local foi construída uma capelinha que antigamente fluía uma fonte de água potável, onde viajantes paravam para se refrescar. A gruta também expressava a fé da população.

O turismo ainda conta com pousadas, chalés, sítios, bares e restaurantes situados na sede e no entorno de montanhas e vales belíssimos com uma população de origem europeia acolhedora. Em meio a esses vales encontramos trilhas, onde são praticadas caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos e motociclísticos.

O munícipio se destaca para o agronegócio, tendo como referência produção de mariola, açaí, polpas de frutas, produção de sorvetes, queijos e diversos produtos caseiros, dando início a uma promissora agroindústria, assim como o artesanato local que encanta por sua diversidade e primor.

As festividades folclóricas são diversas, se destacando a Folia de Reis, grupo de dança italiana,coral suíço e as inúmeras festas juninas e julinas.

Os munícipes, por serem a grande maioria de cristãos, valorizam as festas de devoção a padroeiros como também eventos evangélicos.

A economia é de base agrícola, destacando-se a produção de café, banana, leite e açaí.

Venha conhecer e se encantar com nosso município!

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 103 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101 (Km 394)

CONTATOS

Fotos