SANTA TERESA

A CIDADE

Município cercado pelas montanhas da Região Serrana, Santa Teresa está entre os destinos turísticos mais importantes do Espírito Santo. Cultura marcante, patrimônio ambiental e cultural preservados, clima de montanha, gastronomia e vocação rural são os principais atrativos da cidade. Com cerca de 40% de seu território coberto por Mata Atlântica preservada, destaca-se por ter uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo. Terra dos beija-flores, das orquídeas e de Augusto Ruschi, patrono da Ecologia no Brasil. É berço da colonização italiana no Brasil e teve sua história iniciada em 1874. Para completar, é o maior produtor de uva e vinho do Estado, além de ser a capital capixaba do Jazz e do Blues.

HISTÓRIA E CULTURA

A história de Santa Teresa se inicia no ano de 1874 com a vinda da primeira leva de imigrantes italianos ao Brasil, a bordo do navio à vela La Sofia, vindos do norte da Itália, por meio da Expedição Tabacchi. O navio chegou ao Porto de Vitória em 21 de fevereiro de 1874, com 386 famílias, com destino a Colônia de Nova Trento, hoje distrito de Santa Cruz, município de Aracruz-ES. Porém, o empreendimento não prosperou devido às condições de vida oferecidas.

 

Um grupo seguiu para as colônias do Sul do Brasil, enquanto outros 145 italianos ficaram hospedados em barracões em Vitória, à espera de um destino até aceitarem a proposta do governo estadual de se instalarem na Colônia Imperial de Santa Leopoldina. Chegando à Colônia, seguiram por trilhas abertas em meio à floresta, a pé ou em lombo de animais, até alcançarem os lotes que ocupariam no Núcleo do Timbuhy, em território do atual município de Santa Teresa-ES. Oficialmente, a imigração italiana passou a ser incentivada pelo governo com a chegada do navio Rivadávia, que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas, encaminhadas para a Colônia de Santa Leopoldina, dentre as quais 60 seguiram para o Núcleo Timbuhy.

 

Em 26 de junho de 1875 ocorreu o sorteio dos lotes territoriais. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e, em 1877, chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos se dedicavam à agricultura, com destaque para o cultivo do café e grãos e de algumas experiências bem-sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, tais como a videira e o bicho da seda. Data de fundação: 26 de junho de 1875. Data da emancipação: 22 de fevereiro de 1891. População com descendência italiana: aproximadamente 90% (Vice-consulado Italiano no Espírito Santo).

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 75 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101

CONTATOS

turismo@santateresa.es.gov.br

(27) 3259-2357 ou (27) 3259-1344

Fotos