SÃO GABRIEL DA PALHA

A CIDADE

O município de São Gabriel da Palha localiza-se na região Noroeste do Estado do Espírito Santo e limita-se ao norte com Nova Venécia e São Mateus, ao sul com São Domingos do Norte, a leste com Vila Valério e a oeste com Águia Branca. Possui um relevo fortemente ondulado e montanhoso, com uma altitude de 180 metros, possuindo em alguns locais altitudes a 400 metros acima do nível do mar.

HISTÓRIA E CULTURA

Foi por volta de 1920 que as autoridades governamentais sentiram a necessidade de colonizar essa região, onde as terras ainda eram desabitadas pela civilização. A região que pertence ao município de São Gabriel da Palha, pertenceu, até a data de sua emancipação, ocorrida no ano de 1963, ao município de Colatina. No início do atual século, colonos de origem polonesa, alemã e italiana, na busca de terras adaptáveis aos tratos agrícolas, desbravaram a região e nela se fixaram.

 

Em 1927, Bertolo Malacarne fundou no local onde se encontra a cidade gabrielense uma povoação, cujas casas eram cobertas por palha, advindo daí a denominação São Gabriel da Palha. A Lei nº 1837, de 21/02/1963, criou o município de São Gabriel da Palha, com território desmembrado do município de Colatina. Sua instalação se deu no dia 14/05/1963, data em que a cidade comemora a sua emancipação.

AGROTURISMO

Em breve.

COMO CHEGAR

A 212 quilômetros da capital Vitória, via BR-101, BR-259 e Rodovia Gether Lopes de Farias

CONTATOS

sedtel@gmail.com / desenvolvimento@saogabriel.es.gov.br

(27) 3727-1366

Fotos

Fotos São Gabriel da Palha