SERRA

A CIDADE

Privilegido por sua localização geográfica a sede do município da Serra compõe a Região Turística Metropolitana está a 20 km do Aeroporto da Capital e é cortato pela BR 101. A cidade, em pleno desenvolvimento social e econômico tem como uma das principais caractetísticas turísticas a proximidade entre a faixa litorânea e a zona rural com seus Circuitos de Agroturismo e opções de ecoturismo, especipalmente na Área de Proteção Ambiental Mestre Álvaro.

O município possui uma faixa litorânea de 23 quilômetros composto por belas praias desertas, semi-desertas e urbanizadas sempre margeadas pela vegetação nativa de restinga muito bem preservada. Em virtude disso, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, centraliza as ações culturais e esportivas que atraem moradores, visitantes e turistas durante todo o ano, principalmente no verão.

Cinco balneários compõe este atraente recorte do litoral capixaba. São eles: Carapebus, Bicanaga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida localizado ao norte.

O balneário de Jacaraípe também conhecido como a “Vila do Surf” , pela frequência de ondas todo o ano, é um dos mais visitados do Estado, onde são realizados vários campeonatos municipais, estaduais e internacionais de surf, beach soccer e vôlei de praia. Já o Balneário de Manguinhos se destaca por sua característica bucólica e sua gastronomia muito conhecida que culmina num dos maiores eventos da culinária capixaba, o Manguinhos Gourmet. Já o balneário de Nova Almeida, além de sua beleza natural, merece destaque pela Igreja e Residência dos Reis Magos, cuja sua contrução foi iniciada no ano de 1557. Tombada à nivel nacional pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e um dos patrimônios históricos mais visitados do estado do Espírito Santo.

HISTÓRIA E CULTURA

Serra foi fundada no ano de 1556, e não diferente de outros agrupamentos sociais do período colonial brasileiro, o território foi primeiramente ocupada por povos indígenas. Ainda no período colonial o crescimento populacional e social deu-se pela existência de fazendas concentradas na produção agrícola, pecuária e derivados, traços ainda hoje muito expressivos nas zonas rurais do município e até mesmo em sua sede.

Impossível falar do municipío da Serra e não mencionar o  congo. Manifestação cultural expressivamente capixaba que se apresenta sob forma de banda. Compostas por tocadores de tambores, caixas e pirncipalmente de casacas; instrumento genuinamente capixaba. O instrumento é esculpido em madeira e "tocado" com peça de bambu sobreposta que produz uma singularidade sonora e visual.

Também compõem as bandas de congo o mestre, rainhas e princesas que dentro de um cortejo cantam, dançam e celebram devoção ao santos no contexto religioso. É sinônimo de fusão harmônica do religioso e o profano.  

 

AGROTURISMO

AGROTURISMO 

A história do município de Serra possui total ligação cultural com o ambiente rural. Composta por grandes propriedades rurais voltadas para a produção agrícola, pecuária de leite e corte e também por áreas remanescentes de Mata Atlântica, a área rural compreende cerca de 60% do território municipal. Mesmo localizado na Região Metropolitana, próximo ao aeroporto, zonas portuárias e polos industriais, o município de Serra possui cinco circuitos de agroturismo que de forma singular e harmônica dialoga com grandes centros urbanos e também com suas belíssimas praias. São eles: Circuito Guaranhuns, Chapada Grande, Pitanga, Muribeca e Circuito das Águas.

Confira a lista de empreendimentos que compõem os Circuitos de Agroturismo do município.

Acesse: http://www.serra.es.gov.br/site/pagina/circuitos-de-agroturismo  

#Gastronomiarural #lazerrural #ecoturismo  #história

COMO CHEGAR

A 29 quilômetros da capital Vitória. Acesso pelas rodovias estaduais Norte e Sul, ES-010 e BR-101

CONTATOS

turismo.setur@serra.es.gov.br

(27) 3291-2333/2334

Instagran: https://www.instagram.com/turismo.serra.es/?hl=pt

Acesse o ebook do município:  https://bit.ly/3qBqtYC

Acesse vídeo sobre o município: https://www.youtube.com/watch?v=QnUSX1GFUwg

Se decidir por fazer uma trilha nas áreas naturais do município, há condutores ambientais capacitados. Acesse: https://bit.ly/3yLrwZa

 

 

Fotos