VARGEM ALTA

A CIDADE

O município de Vargem Alta está localizado na região de montanhas do Sul do Estado do Espírito Santo. Além da sede, é compreendido pelo distrito de Castelinho, Jaciguá, Prosperidade e São José de Fruteiras. O relevo apresentado varia de fortemente ondulado a montanhoso, possuindo quedas d’água que formam inúmeras cachoeiras e corredeiras. Vargem Alta se destaca pelo ecoturismo, uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que se utiliza de forma sustentável dos patrimônios natural e cultural, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem-estar das populações envolvidas. Vargem Alta é lugar ideal para quem busca descanso e tranquilidade.

HISTÓRIA E CULTURA

A história de Vargem Alta iniciou-se com o desenvolvimento do município de Cachoeiro de Itapemirim e sua colonização deu-se com a chegada de imigrantes italianos na segunda metade do século XIX, na época do Segundo Império (D. Pedro II). A procura por um ambiente semelhante ao país de origem fez com que uma parte dos imigrantes italianos da colônia do Rio Novo iniciasse uma imigração interna em direção à essa região (hoje Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e outras).

 

O principal fator da imigração foi a doação de terras virgens da região pelo Príncipe Regente e o clima apropriado para os europeus. A partir daí, na região sul do município, onde situam-se as localidades de Boa Esperança, Jaciguá, Concórdia e Soturno, estabeleceram-se as primeiras famílias. Progressivamente e paulatinamente, foram conquistadas Vargem Alta, Prosperidade, Pombal, São José de Fruteiras e Castelinho; todas situadas às margens da estrada aberta pelos imigrantes e que tornou-se a Rodovia ES-164 (Rodovia Geraldo Sartório) que corta, longitudinalmente, de norte a sul. Na trilha dos trilhos da Estrada de Ferro Leopoldina surgem, em 1918, os núcleos de Vargem Grande e Vargem Alta, atual sede do município.
Em 1988 os distritos de Vargem Alta e Jaciguá desmembraram-se de Cachoeiro de Itapemirim, formando um novo município do Estado do Espírito Santo. A campanha pela emancipação desenvolveu-se por longos anos e provocou alguns desfechos dolorosos para essa comunidade pacífica. No dia 20 de março, através de plebiscito, o povo votou a favor da emancipação, um dia histórico. Apesar de a Lei nº 40.631 ter sido sancionada em 6 de maio de 1988, é considerado o dia do plebiscito como o dia da emancipação.

AGROTURISMO

Sítio Casa da Mata

(27)3248-2164 / (27) 99259-1839

COMO CHEGAR

A 139 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela ES-375, BR-101, ES-060 via BR-262

CONTATOS

sectur.pmva@gmsil.com

(28) 3528-1688 e (28) 99956-9340 – Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes

Fotos