VILA PAVÃO

A CIDADE
Vila Pavão está localizado na Região Noroeste do Espírito Santo, fazendo divisa ao norte com Ecoporanga, a oeste com Barra de São Francisco e ao sul e leste com Nova Venécia. O município é um grande produtor de granito, tendo nas mineradoras uma de suas fontes mais relevantes na economia local. Conta ainda com a agricultura familiar e a produção de café e gado como fontes de renda para os moradores da zona rural. Suas paisagens rurais naturais belíssimas, como a Pedra da Dona Rita, a Pedra da Rapadura e cachoeiras, convidam os visitantes para bons momentos de descanso e tranquilidade. Possui ainda, próxima ao centro da cidade, a Igrejona, templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, com sua belíssima arquitetura, composta por uma torre com 38 metros de altura, nove andares e três sinos.
HISTÓRIA E CULTURA
Emancipado em 01 de julho de 1990, Vila Pavão teve como primeiros moradores caboclos afro-brasileiros e madeireiros que por aqui se estabeleceram na década de 1920. Nos anos de 1940, começaram a chegar os imigrantes vindos de diversos países da Europa, entre eles, muitos pomeranos, italianos, portugueses, holandeses e poloneses. Com uma população de 9.240 habitantes, aproximadamente, o município localiza-se na região noroeste do Espírito Santo, a uma distância de 276 km da Capital - Vitória, e a 110 km do litoral norte. Destaque nacional pela riqueza e diversidade de suas manifestações culturais, o município também é privilegiado, com uma belíssima paisagem natural repleta de montanhas, cavernas, rios e cachoeiras, apresentando, assim, como grande potencial para o agro turismo e para o turismo de aventura em seu território ao oferecer dezenas de rotas para trilhas e escaladas de fácil, médio e difícil acesso, além de rampas para parapente e outras modalidades de voo livre, rapel, cavernas, cachoeiras e ilhas. Vila Pavão ocupa no mapa do estado um lugar especial, sendo caminho obrigatório de milhares de mineiros que se deslocam para o litoral norte capixaba. Com relação à administração turística do estado, Vila Pavão compõe a Região Turística “Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras – Noroeste Capixaba”.
Celeiro cultural do norte do estado, Vila Pavão é um dos municípios capixabas com o maior percentual de descendentes de imigrantes pomeranos, o que garante ao município características culturais bastante singulares, como a língua, culinária, danças e outros costumes. Os pomeranos, assim como os afro-brasileiros, são considerados povos de comunidades tradicionais. Os dois primeiros, somados aos descendentes de imigrantes italianos, formam a POMITAFRO. Criada em 1989, a POMITAFRO é uma festival cultural que celebra a cultura dos povos POMeranos, ITAlianos e AFRO-brasileiros, sempre realizada no mês de agosto, atraindo milhares de turistas para a cidade, que, durante os dias de sua realização, desfrutam da culinária típica, das apresentações de danças folclóricas de grupos vindos de todo o estado, das esquinas culturais e da carretella - percurso que passa por toda cidade. Mais que uma festa, a POMITAFRO é um movimento cultural que influenciou diretamente a construção da identidade local e promoveu um desenvolvimento cultural sem precedentes. A partir dele, surgiram, em Vila Pavão, diversos grupos folclóricos, sendo que, atualmente, estão ativos nove grupos folclóricos no município, além da banda Up Pomerisch que canta músicas em pomerano.
AGROTURISMO
Em breve.
COMO CHEGAR
A 287 quilômetros da capital Vitória. Acesso pela BR-101, ES-253 e Rodovia Gether Lopes de Farias
CONTATOS
secultvp@hotmail.com
(27) 3753 1358