Eventos
Sede de grandes empresas, o Espírito Santo tem se destacado no cenário nacional no competitivo mercado do turismo de negócios e vem crescendo nesse segmento. Sua localização geográfica privilegiada, distante cerca de mil quilômetros de três grandes centros urbanos e a menos de uma hora de voo desses locais, e a proximidade com os principais polos econômicos e mercados emissores do país são fatores estrategicamente vantajosos.
Infraestrutura
O Estado conta com uma excelente infraestrutura hoteleira e de convenções e um diversificado setor de comércio e serviços, bem como um amplo e moderno complexo portuário, atributos que fazem daqui local ideal para a realização de eventos e negócios.
Eventos de grande porte já consolidados, como a Feira Internacional de Mármore e Granito, MecShow, Vitória Cine Vídeo são referência no Estado. Eles atraem demandas significativas e geram grandes negócios para organizadores, expositores, fornecedores e toda a cadeia produtiva do turismo, uma vez que diversos setores são atingidos.
Tradição
Cada região do Espírito Santo tem suas características, tradições e costumes, o que reflete nos mais diversos tipos de festas, eventos e manifestações culturais que expressam as riquezas capixabas. Além disso, com o crescimento da demanda de alguns nichos e segmentos do turismo, surgiram eventos direcionados que se consolidaram e crescem a cada ano.
O turismo local está em grande ascensão. Prova disso é a variedade de eventos que acontecem ao mesmo tempo, para todos os tipos de gostos e pessoas, e que sempre estão cheios e movimentados, atraindo cada vez mais turistas. Festas culturais, religiosas e gastronômicas são algumas das mais procuradas.
Calendário
São festas capixabas de destaque:
- Festa da Penha, em Vila Velha, sempre na segunda-feira após a Páscoa
- Festival de Jazz & Bossa de Santa Teresa, no final de maio ou começo de junho
- Os Passos de Anchieta, caminhada entre Vitória e a cidade de Anchieta, geralmente no feriado de Corpus Christi
- Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante, que ocorre em dois finais de semana de outubro
- Festival de Forró de Itaúnas, em Conceição da Barra, que ocorre em dois finais de semana de julho
- Festival de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, que ocorre em dois finais de semana de julho
- Carnaval de Vitória, com desfile das escolas de Samba do Espírito Santo, sempre uma semana antes do Carnaval oficial
- Festival de Inverno de Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, que ocorre em dois finais de semana de julho
- Festa de Corpus Christi de Castelo
- Festivais Gastronômicos de Santa Teresa, Manguinhos e Guriri, em datas diversas
- Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa, que ocorre em dois finais de semana de junho
- Encontro Nacional de Folia de Reis, em Muqui, em agosto ou setembro