Praia

O Espírito Santo possui múltiplas riquezas naturais de norte a sul de seu território. As opções variam de mar à montanha, das águas turvas dos manguezais às águas cristalinas das lagoas, de serras antigas cobertas por matas inexploradas a pontões rochosos, entre outros vários chamarizes que, em cada região do Estado, possuem características paisagísticas singulares que dão ao turista vastas possibilidades de apreciar e interagir com a natureza.

Muitas opções: escolha a sua

Com cerca de 410 quilômetros de extensão, o litoral do Espírito Santo tem os mais diversos tipos de praia, com dunas, desertas, semidesertas, com enseadas, com águas mornas e cristalinas e também com areia monazítica, muito utilizada para o uso medicinal.

A região metropolitana abriga praias como Guarapari, Curva da Jurema, Camburi, da Costa, Itapoã, Coqueiral de Itaparica, Jacaraípe e Manguinhos. Já a capital do Espírito Santo, Vitória, possui 105 quilômetros de praias.

Praias paradisíacas e cristalinas

Ao Sul do Estado, destacam-se as praias de Piúma, Iriri, Marataízes e Itapemirim. Ao Norte, as praias de Regência, Barra do Sahy, Pontal do Ipiranga, Coqueiral, dos Padres, Guriri, Itaúnas e Riacho Doce são algumas das mais procuradas.

No município de Serra, as praias preservam características bucólicas, como Manguinhos e Carapebus, imperdíveis. Famosas pela pureza das águas e pela vasta biodiversidade, as praias da cidade de Guarapari, no Sul do Estado, são indicadas para o mergulho esportivo. Além da vida marinha, vale observar os pontos de naufrágios.

Lagoas

Marataízes: O município possui variedade de belezas naturais, como praias, lagoas, ilhas, mangues e falésias. Destaque para a Lagoa do Siri, separada do mar por uma pequena faixa de areia, sendo um dos lugares mais frequentados da cidade, com águas calmas e diversos coqueiros enfeitando a paisagem.

Linhares: O verde da Mata Atlântica se mistura com o azul-esverdeado das lagoas do município. Conhecida como o Paraíso das Águas, Linhares possui 69 lagoas que formam o maior complexo lacustre da América Latina. A mais famosa delas é a Juparanã, que possui 38 quilômetros de extensão é a maior do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica.

Mucurici: O Balneário de Mucurici, localizado no extremo Norte do Estado, tem área de lazer com calçadão, quadras esportivas, local para eventos, bares e uma bela lagoa para os visitantes se refrescarem.

Anchieta e Itapemirim: As lagoas Mãe Bá e Sete Pontas são as mais procuradas e contam com núcleos de produção de artesanato da região.